Com sintomas que podem ser confundidos com as manifestações sintomáticas de doenças neurológicas ou cardíacas, torna-se ainda mais importante o diagnóstico precoce da beribéri. A doença é gerada pela deficiência nutricional de vitamina B1, mais conhecida como tiamina e pode causar, entre outros sintomas, desde insônia, nervosismo e irritação até cardiopatias, dificuldades respiratórias, inchaço e perda da força muscular em membros.

Por isso, o Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), oferece capacitação para médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e profissionais da rede hospitalar para difundir mais informações sobre a doença e abordar a importância da notificação do agravo. A capacitação ocorrerá nesta quarta-feira, 13 de maio, às 15 horas, pela internet (ver link abaixo) ou no Núcleo Técnico Científico da Telessaúde, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

No Tocantins, já foram identificados 185 casos de beribéri nos últimos cinco anos, sendo que nove deles foram a óbito. Somente no ano passado, foram 11 casos notificados. De janeiro a abril de 2015, nenhum caso foi registrado no Estado.

“Os casos são comuns em regiões pobres, onde a população está sujeita a alimentação com deficiências nutricionais. A doença tem tratamento muito simples, mas se não identificada e tratada rapidamente pode levar a óbito”, alerta o gerente estadual de Doenças Não Transmissíveis, Jader José Rosário da Silva.

A capacitação será oferecida através de webconferência para profissionais dos municípios onde foram registradas notificações de beribéri nos últimos cinco anos. São eles: Araguaína, Ananás, Araguanã, Aragominas, Araguatins, Araguacema, Augustinópolis, Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Couto Magalhães, Brasilândia, Filadélfia, Guaraí, Gurupi, Goiatins, Itacajá, Juarina, Luzinópolis, Pedro Afonso, Sítio Novo, Santa Fé do Araguaia, Tocantinópolis e Xambioá.

Beribéri

A carência de vitamina B1 pode levar de dois a três meses para o surgimento dos primeiros sinais da doença. Os primeiros sintomas são perda de apetite e energia, fadiga insônia, nervosismo e irritabilidade. Persistindo a deficiência, podem surgir sinais de agravamento, como depressão, perda da memória, dores no peito e no abdômen, dormência, diminuição da força muscular, principalmente, dos membros inferiores, dificuldades respiratórias e cardiopatias, conforme explica a técnica Maria do Rosário Ventura, da Área Técnica Estadual dos Fatores dos Fatores de Risco.

Entre os alimentos ricos em vitamina B1 estão os cereais integrais, carnes vermelhas, peixes e ovos.

Webconferência

A webconferência poderá ser acessada pelo endereço eletrônico: http://www.telessaude.uft.edu.br/index.phpindex.php/webconferencia, preferencialmente com navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox. Basta clicar na opção “Entrar como convidado” e digitar nome e indicar o município e Estado e, em seguida, clicar em “Entrar na Sala”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSenar atrai mais de 400 participantes com apresentação de filmes nacionais em Araguaína
Próximo artigoDulce Miranda participa de audiência sobre Reforma Política em Palmas