Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os índices alarmantes de mortes no trânsito, o Movimento Maio Amarelo vem ganhando adesão da população do Tocantins. Na região norte do Estado, diversas ações estão sendo realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), através das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Araguaína

No município de Araguaína, a 368 km de Palmas, os servidores da Ciretran programaram para terça-feira, 19, às 8h, a realização de blitz educativa e palestra para estudantes. As ações contarão com a parceria da Polícia Militar (PM) e do Centro de Ensino Médio Paulo Freire.

Além disso, o Detran-TO adquiriu nova viatura e intensificou as ações de fiscalização no município.

Araguatins

Em Araguatins, a 601 km de Palmas, acontecerá na quarta-feira, 20, às 8h30, blitz educativa. Serão entregues adesivos e panfletos de divulgação do Movimento Maio Amarelo. Já nos dias 21 e 22 de maio, a partir das 8h30, ocorrerá palestra para alunos do Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem. São parceiros da Ciretran, a Prefeitura de Araguatins e a PM.

Augustinópolis

Em Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, a 605 km de Palmas, os vistoriadores e fiscais de trânsito estão desenvolvendo ações de conscientização com usuários da Ciretran.

Guaraí

O cronograma de atividades do Maio Amarelo em Guaraí, cidade localizada no centro-norte do Tocantins, a 173 km da Capital, segue com a programação de blitz educativa que será realizada na quarta-feira, 20, na Avenida Bernardo Sayão – em frente ao Banco da Amazônia. A PM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) são parceiros da Ciretran.

Além das ações educativas, fiscais de trânsito estão equipados com nova viatura adquirida pelo Detran-TO, intensificando assim as ações de fiscalização e patrulhamento em prol da segurança viária do município.

Pedro Afonso

Adesivaço, palestras nas escolas, blitze educativas e conscientização da comunidade em geral são algumas das ações realizadas pela Ciretran de Pedro Afonso, cidade localizada no centro-norte do Estado, a 304 km de Palmas.

Na sexta-feira, 15, foi realizada palestra para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Souza Aguiar. Na próxima sexta-feira, 22, às 8h, no Trevo, em frente ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), será realizada blitz educativa com foco nos motoristas e motociclistas.  São parceiros da Ciretran, a PM e os alunos do Projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA).

Tocantinópolis

Os servidores da Ciretran de Tocantinópolis, cidade localizada na região do Bico do Papagaio, a 517 km da Capital, estão programando atividades para a reta final do Maio Amarelo. No próximo dia 29, às 9h, ocorrerá blitz educativa na Praça Darcy Marinho, centro da cidade. Já na terça-feira, 19, às 08h30, haverá distribuição de adesivos e panfletos para usuários da Ciretrans e nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do município.

 Xambioá

Na cidade de Xambioá, também localizada na região do Bico do Papagaio, a 507 km de Palmas, foram realizadas blitze educativas, palestras em escolas, ação na feira da cidade e com usuários da Ciretran. São parceiros das ações, a Prefeitura de Xambioá, a PM e a Escola Municipal Otacílio Cardoso.

Maio Amarelo

O objetivo do Movimento, que iniciou em 2014, é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária.

Além do Brasil, mais 18 países apoiam e desenvolvem ações de conscientização, como é o caso dos Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, Austrália, Índia e Angola.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCerca de três toneladas de resíduo sólido e lixo foram retirados do Lago Azul
Próximo artigoPrefeitura nos bairros: Plantio de grama em calçadas faz parte de ações