O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, deu início às obras de construção do Parque Cimba de Araguaína, o qual será chamado de Parque Ecológico Benedito Vicente Ferreira, em homenagem ao senador Benedito Vicente Ferreira (in memoriam). Em evento de lançamento das obras, realizado na manhã desta sexta-feira, 29, no local onde será o parque, o prefeito apontou que a obra vai beneficiar diretamente a população com espaços para o esporte, cultura e lazer. “Essa obra é um marco na história da cidade”, declarou.

Dimas explicou que neste primeiro momento da obra será feita a limpeza do terreno, a conformação da área e a instalação da rede de drenagem. “Em seguida será feita a instalação dos equipamentos, a pista de caminhada, a ciclovia, o gramado, as árvores serão todas praticamente preservadas”, informou.

Ainda segundo o prefeito, também será feito todo um levantamento da base da indústria que ficava no local, além das ruínas que estão no terreno. “Vamos resgatar tudo para que possamos preservar essa memória”, completou.

De acordo com Dimas, o parque está no coração da cidade, que vai beneficiar a região do entorno. “Vai ser um espaço de lazer, muito importante para toda essa comunidade, para toda essa região e para toda a cidade”, disse.

O prefeito explicou que para iniciarem as obras agora, teve que passar por várias etapas, sendo que a mais demorada foi a de negociação com os proprietários do terreno, a família do senador Benedito Vicente Ferreira. “Já foi feita a aprovação de permuta da área na Câmara. A família foi compreensiva. É um resgate à história, um resgate à memória do saudoso senador Benedito Vicente Ferreira”, destacou Dimas.

Estavam presentes na solenidade o diretor da MVL, Marcus Vinícius Lima Ribeiro, a primeira-dama Nil Dimas, secretários municipais, vereadores e comunidade.

Homenagem

O neto do senador Benedito Vicente Ferreira, Paulo Vicente Ferreira, representou a família e comentou sobre a homenagem de colocar o nome do seu avô no parque. No local, onde será construído o parque, estava localizada a indústria da sua família.

 “Foi a primeira indústria daqui de Araguaína, uma das primeiras do Norte do Brasil. Trouxe muito emprego para a região. Meu avô foi um empresário de sucesso em Goiânia e resolver ser pioneiro em uma cidade que tinha só 1.300 habitantes, foi um ato de coragem da parte dele. E essa homenagem veio reconhecer o ato de bravura que ele teve, pois ajudou o desenvolvimento de Araguaína e região”, declarou Paulo.

Comunidade

O morador do Setor Araguaína Sul, Elismar Lima de Souza, passou no local e comentou sobre a importância do parque para a comunidade da região. “Quero parabenizar a atual gestão porque este Parque Cimba é um sonho de muitos anos, das pessoas que moram no Bairro São João, Araguaína Sul, Setor Brasil, Universitário, do Coimbra, do Imaculada Conceição. Era uma ansiedade muito grande desse pessoal, o lançamento desse parque”, disse contente o morador.

Parque

O contrato com a MVL Construções Ltda tem vigência de 12 meses, contados a partir da data de início da obra. O valor total estimado da obra para essa primeira etapa é de R$ 2.120.988,56.

O Parque Cimba conta com uma área de cerca de 200 mil metros quadrados, onde passa o Córrego Canindé. Essa primeira etapa licitada terá estacionamento, calçada, pista de 1,3 km para caminhada, ciclovia, toten de acesso, academia ao ar livre, pontos para descanso, praça para esportes radicais, playground para as crianças, bicicletário e área de piquenique. O projeto dessa etapa está aprovado pelo Ministério do Turismo e pela Caixa Econômica Federal.

Posteriormente, serão construídos também mirante, ponte, anfiteatro, lanchonete, revitalização das ruínas de uma fábrica para recuperação da memória do município, espaço de convívio.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável, em Miranorte
Próximo artigoCarteira Empresarial terá abrangência em Araguaína a partir desse mês