Hoje, o governador Marcelo Miranda e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, dão um importante passo para o desenvolvimento do agronegócio do Tocantins com o lançamento oficial da Região Matopiba e do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região aqui no Estado.

O Matopiba é considerado a nova fronteira agrícola brasileira e abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No último dia 06, a presidente Dilma Rousseff criou, por meio de decreto, o plano para alavancar o desenvolvimento dessa região.

As ações previstas no plano visam desenvolver infraestrutura para redução de custos de armazenagem, de estradas, ferrovias, hidrovias, portos, energia e aumentar a competitividade da região nos mercados nacional e internacional. Além de fortalecer e desenvolver a classe média do campo, promovendo a qualificação profissional, assistência técnica e extensão rural. Os instrumentos dizem respeito às imperfeições de mercado que colocam um limite à ascensão social dos agricultores da região.

A região conta com uma área de cerca de 73 milhões de hectares, 38% pertencentes ao Estado do Tocantins. O Matobiba é responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015 e o Tocantins é grande destaque na capacidade de expansão.

A produção de grãos, na região, é a mais marcante nos quatro Estados, e deve crescer 4,37% nesta safra em comparação com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares, conforme as estimativas da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O salto é de 18,107 milhões para 19,539 milhões de toneladas.

O lançamento acontece neste momento, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProrrogado prazo de inscrição do Programa do Calcário em Araguaína
Próximo artigoDuplicação da BR 153: Halum pede intervenção do Ministério dos Transportes para conclusão das obras