Como forma de promover a consciência social, ambiental e de cidadania, acontece neste sábado, dia 16, a segunda etapa do ‘Dia D’ de Limpeza do Lago Azul em Araguaína. O mutirão, que inicia às 7h e finaliza ao meio-dia, tem como principal objetivo recolher sacos e garrafas plásticas, latas e todo tipo de lixo flutuante às margens do Lago Azul, um dos principais cartões postais e pontos de lazer de Araguaína.

A ação é coordenada pela Prefeitura e Associação Comercial e Industrial da cidade (Aciara), através da comissão permanente de trabalho formada por 20 entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, bem como a comunidade em geral. A organização espera a participação de mais 250 pessoas envolvidas que devem estar distribuídas em 20 barcos para coletar o lixo descartado no reservatório da Barragem do Corujão.

A inscrição para tornar-se voluntário do projeto pode ser feita no Site da Prefeitura (araguaina.to.gov.br) ou antes do início das ações de sábado. Aos participantes voluntários serão servidos café da manhã e almoço. A ação conjunta será feita na área da ponte do Setor Lago Sul até as proximidades da Barragem e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.

A primeira edição do ‘Dia D’ recolheu três toneladas e meia de lixo do local. “Nossa expectativa é que dessa vez consigamos retirar dez toneladas de lixo e destiná-las ao aterro controlado do Município”, disse Tibério Dias, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria do Planejamento, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, chamando a sociedade para a responsabilidade da preservação e uso consciente do Lago Azul. “A população não pode jogar o lixo na rua, pois quando chove a correnteza leva para os córregos da cidade, que desaguam no Lago Azul”, observou.

A atividade faz parte do Projeto de Revitalização “Lago Mais Azul: eu faço parte!”, que envolvem outras mobilizações como educação ambiental, limpeza da vegetação, plantio de mais de 1.500 mudas às margens do Lago, salvamento das espécies, fiscalização e monitoramento juntamente com a sociedade araguainense e secretarias envolvidas. O Lago Azul é um dos cartões postais de Araguaína e é considerado um dos maiores da região norte do Estado, com uma área de aproximadamente 2,97 km², 11 km de comprimento e três de largura.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMorre em Araguatins o empresário Boleslaw aos 97 anos
Próximo artigoAraguaína assina termo de adesão da região do Matopiba