Cesar Halum(PRB/TO)
Cesar Halum(PRB/TO)
Cesar Halum(PRB/TO)

O vice-líder do PRB na Câmara, deputado federal César Halum (TO), a exemplo do bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB, posicionou-se contrário ao sistema “distritão” e à cláusula de desempenho propostos no relatório final da Comissão Especial de Reforma Política, apresentado na ultima terça-feira (12) pelo deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI).

O relatório final sugere a troca do atual sistema proporcional pelo denominado “distritão”, no qual os mais votados são eleitos, segundo a ordem de votos obtidos. Na avaliação de Halum, esse sistema é um retrocesso político. “O distritão é o funeral da democracia representativa brasileira. Além de reduzir de maneira artificial a maioria dos partidos, provoca também, danosa redução de candidatos a cargos eletivos legislativos”, argumentou.

Ainda segundo Halum, o distritão excluiria as minorias do processo eleitoral. “Com exceção de deputados que possuem expressivas doações financeiras de empresas privadas, das nomeações de apadrinhados ou abraçados pela mídia, o distritão vai dificultar a candidatura dos que tem poucos recursos financeiros. Ao contrário do que precisamos, esse sistema aumenta a influencia do poder econômico”.

Em todo o mundo, o distritão, só vigora em 4 países: Afeganistão, Jordânia, Vanuatu e Ilhas Pitcairn, para o republicano só isso seria o bastante para ser rejeitado. “Acredito que o atual sistema deve ser modernizado, pois mesmo com seus defeitos ele viabilizou a pluralidade e a presença efetiva de correntes de opiniões relevantes no Poder Legislativo. O distritão acaba com todas as conquistas da democracia brasileira, sua aprovação seria um salto no escuro de consequências imprevisíveis”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEduardo destaca atitude visionária de Siqueira Campos para criar Palmas
Próximo artigoUnirG denuncia Sindicato Rural de Gurupi por desrespeito a direito de estudantes