IMG_20150512_195408085Os estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UnirG descobriram uma forma inusitada de aprender na prática, como executar um projeto. Na noite de ontem, 12, eles participaram do I Concurso de Pontes de Macarrão, que integra a programação da 1º Semana de Engenharia.

Ao todo, 19 grupos de cinco participantes disputaram a premiação. O desafio propôs aos alunos que construíssem uma ponte utilizando macarrão espaguete e material colante. Uma equipe de jurados avaliou os trabalhos, de acordo com a estética, acabamento, material utilizado, capacidade de aguentar no mínimo 5 kg. A estrutura não poderia ultrapassar 1,10cm de cumprimento e medir 1kg. A ponte que mais suportou peso alcançou 32 kg.

Segundo o organizador do concurso, Antônio Neto, o objetivo do desafio foi mesclar a compreensão entre teoria e prática. “Embora sejam iniciantes e não compreenderem os cálculos de construção de estruturas reais, por não terem conhecimento específico, os estudantes já vão ter noção da prática, sobre o uso de materiais. É uma experiência muito rica que acontece em várias Instituições de Ensino do País”, avaliou o professor.

Para o estudante do 3º período, Breno de Paula, ações como essa só reafirmam sua paixão pelo curso. “Conhecer a prática já no início da graduação nos dá ânimo. Descobrir como as obras funcionam, vendo a execução desde o papel e depois prontas, abrem nossos horizontes e servem de estímulo tanto para os calouros quanto para nós“, disse.

Foi o que também avaliou a acadêmica do 1º período, Ana Caroline Diecher, que disse, “mesmo não tendo base sobre os materiais de verdade, pois aqui utilizadas a cola substituindo o concreto e o macarrão a estrutura de ferro, a experiência faz perceber nosso futuro profissional”.

De acordo com o professor da disciplina Desenho Técnico I e II, e avaliador do concurso, Auri Feres, os alunos tiveram um bom empenho na execução das estruturas. “Eles já demonstraram uma técnica razoável e as peças têm uma boa qualidade. Com esses trabalhos, já são estimulados para o caminho da pesquisa, pois a engenharia é uma profissão que tem o objetivo de criar soluções para os problemas. Essa é uma oportunidade de interagir com o meio”, declarou.

A equipe campeã será premiada com R$ 200 e certificado; a vice-campeã receberá R$ 100 e certificado e a terceira colocada receberá certificado. O resultado final será divulgado na sexta-feira, durante o encerramento da Semana da Engenharia.

Hoje, às 19h15, a palestra Tecnologia e Inovação de Drenagem Pluvial será ministrada pelo engenheiro civil Anderson Pereira Lima.

O encerramento que será na sexta-feira, 15, com exposição de maquetes e a festa “Como Nunca Civil”, realizada no Espaço Laguna.

Confira a programação completa do evento no site www.unirg.edu.br.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicatos discutem pagamento das progressões dos servidores do Quadro Geral
Próximo artigoSintras informa que assessoria jurídica já trabalha recursos contra decisão de juiz sobre os 25%