Matéria que foi veiculada denunciando a má aplicação do dinheiro público
Matéria que foi veiculada denunciando a má aplicação do dinheiro público
Matéria que foi veiculada denunciando a má aplicação do dinheiro público

O juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, do Juizado Especial Civil de Palmas (TO), julgou totalmente improcedente a Ação de Indenização por danos morais movida por uma servidora pública estadual da Controladoria-Geral do Estado contra os Portais AF Notícias e Araguaína Notícias.

Na Ação, a servidora E.R.S pedia R$ 20 mil de indenização, de cada portal de notícias, alegando que teve sua foto veiculada indevidamente numa matéria em que denunciava a má aplicação do dinheiro público. Na época, em agosto de 2012, reportagem mostrou que o Governo do Estado teria custeado uma “reunião de trabalho” em um luxuoso espaço de eventos da capital com direito, inclusive, a bebidas.

Para ilustrar as reportagens, os veículos utilizaram imagem em que servidores apareciam nitidamente com taças nas mãos. Ainda assim, responsáveis com o direito de informar e a preservação da intimidade dos servidores, os sites tiveram o cuidado de não citar nomes e ainda desfigurou a imagem para impedir sua identificação.

Com isso, o juiz entendeu que não foi caraterizado dano moral frente à ausência de menção ao nome da servidora e diante da impossibilidade de reconhecê-la na foto. “Não existe menção nominal na reportagem cuja finalidade foi de informar sobre a festividade/confraternização que eventualmente estaria sendo bancada pelo Poder Público, tratando-se de ato improbito”, disse o juiz.

Postagem no facebook

A servidora alegou ainda que a foto utilizada na matéria teria sido retirada do seu Facebook. Apesar de não restar nada comprovado neste sentido, o juiz lembrou que ao fazer postagem de fotos na rede social os arquivos se tornam públicos, acessível a qualquer pessoa, cadastrada ou não no site de relacionamento, pouco importando seu nível de amizade ou aproximação do titular da imagem.

Para o magistrado, a postagem na rede social seria uma “autorização tácita” para uso da imagem. Além disso, a servidora não provou que tenha sofrido qualquer dano decorrente da exibição da imagem.

Portais de Notícias

Os diretores dos dois portais de notícias, Arnaldo Filho e Fernando Almeida, compareceram na audiência em Palmas, no dia 12 de maio, juntamente com o advogado Marcos Reis, e na oportunidade, recusaram a proposta de conciliação feita pela parte contrária, no valor de R$ 3 mil. “Tínhamos a convicção de que não infringimos qualquer direito da referida servidora, por isso recusamos a proposta”, disse Arnaldo Filho.

Conforme o advogado Marcos Reis, a garantia da liberdade de informação é uma premissa inconteste do Estado Democrático de Direito. “Assim, a decisão do juiz não só assegura essa garantia como também anuncia que o Poder Judicário não é palco para solucionar mesquinharias“, ressaltou.

“Esta decisão é a prova de que estamos fazendo um trabalho com responsabilidade, prezando sempre pelo interesse público, sem contudo, deixar de informar diante de quaisquer circunstâncias”, completou Arnaldo Filho.

(af notícias)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPreso em Tocantinópolis casal suspeito por tráfico de drogas
Próximo artigoExposição Agropecuária de Araguaína acontecerá de 5 a 15 de junho; confira programação