No período de 24 a 29 de abril, a Polícia Militar do Tocantins (PM) e a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Assessoria de Polícia Comunitária, em parceria com Unidades Policiais Militares e Delegacias Regionais da Polícia Civil, realizaram as 47ª e 48ª edições do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) nas cidades de Santa Fé do Araguaia e Xambioá. Também foram realizadas eleições por aclamação das diretorias dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) de Augustinópolis, Santa Fé do Araguaia e Xambioá. Tiveram ainda o lançamento de edital de convocação das eleições do CONSEG de Axixá e a posse da diretoria eleita do CONSEG de Filadélfia.

CONSEGS

Os CONSEGS são modalidades de associação comunitária e ferramentas de participação social em segurança pública, atuando como entidades sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúnem normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo de projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com entes públicos e privados. O objetivo é mobilizar a comunidade para a discussão das dificuldades locais relacionados à segurança e em parceria, após diagnosticar os problemas, buscar estratégias de prevenção.

O CACS tem como objetivo, além de aproximar as forças de segurança da população local, capacitar à comunidade para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem estar social, sobretudo por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs). O curso é gratuito e os concluintes receberam um certificado de participação emitido pela SSP-TO. Aproximadamente 200 pessoas foram certificadas nas duas edições do CACS.

Axixá

Na noite da última terça-feira, 24, a cidade de Axixá recebeu uma reunião comunitária de segurança, com o objetivo de Lançar o Edital de Convocação das Eleições do CONSEG Local.

Estiveram presentes o comandante local da Polícia Militar, Capitão João Carlos Abreu, o Assessor de Polícia Comunitária da SSP/TO, Capitão Thiago Monteiro, representante da prefeitura municipal, Bruno Fragata, o presidente da Diretoria Provisória do CONSEG, Dejames da Conceição, vereadores, professores, líderes comunitários e demais membros da comunidade axixense.

De acordo com o edital, as inscrições das chapas serão feitas no período de 25/04 a 10/05, na sede do pelotão da Polícia Militar de Axixá e na recepção da prefeitura, em horário comercial. A eleição ficou marcada para o dia 14 de maio na sede do sindicato de professores de Axixá.

 Augustinópolis

Na tarde de quarta-feira, 25, foi eleita por aclamação a diretoria do CONSEG da cidade de Augustinópolis. A eleição ocorreu na sede da Companhia Policial Militar da cidade e foi conduzida pelo Assessor Estadual de Polícia Comunitária, Capitão Thiago Monteiro. A cerimônia de posse da diretoria ficou marcada para as 19hs do dia 17/05, no fórum. A diretoria eleita terá um mandato de dois anos e será presidida pela funcionária pública Vângela Queiroz Melo.

Santa Fé do Araguaia

A cidade recebeu a 47ª Edição do CACS, que aconteceu na Câmara Municipal, durante todo o dia 26, e contou com a presença do prefeito Oidio Gonçalves de Oliveira, da vereadora Maria Neuza, do Capitão Thiago Monteiro, Assessor de Polícia Comunitária, do major Dernivaldo Tirelo, representando o comando do 2º Batalhão da PM, lideranças comunitárias e religiosas, comerciantes, estudantes e comunidade em geral.

Após a efetivação do CACS na cidade, foi realizada a eleição por aclamação da diretoria do CONSEG Santa Fé do Araguaia, cuja presidência ficou a cargo do senhor Raimundo Martins. A cerimônia de posse será marcada em data oportuna.

Filadélfia

O Aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Filadélfia, na noite da última sexta-feira, 27, a solenidade de posse do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) local. A cerimônia contou com a participação do major Dernivaldo Tirelo, representando o Comandante do 2º BPM, tenente coronel João Márcio Costa Miranda, o capitão Thiago Monteiro, Assessor de Polícia Comunitária, o vereador Artur Bento, presidente da câmara municipal, o Secretário de Governo Marcos César, representando a prefeitura municipal, o agente de polícia Silney Araújo, representando o Delegado Titular da Comarca de Filadélfia, Dr. Luiz Eduardo, demais autoridades civis e militares, além de membros da comunidade.

Membros eleitos do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) Filadélfia:

Presidente – Gardenha Silva Bezerra

Vice-presidente – Maria do Socorro Marinho da Cunha Aires

1° Secretário – Jane Maria da Costa e Silva

2° Secretário – Benedito Vicente Zacarias Cordeiro

1° Tesoureiro – Gislene Rocha Dias

2º Tesoureiro – Thiago Gomes de Souza

Membro Nato PC- Agente Silney Araújo De Medeiros

Membro Nato PM: 3º Sargento Antônio Almeida Dos Santos

Conselho Fiscal: Antônio Burjaques Pereira da Silva, Lauro Oliveira da Cunha, Paulo Ernane Pereira e Pedro Ursulino Coimbra de Castro.

Xambioá

A cidade recebeu a 48ª Edição do CACS, que ocorreu no período das 08h às 18s do último sábado, 28, no auditório do SENAI e contou com a presença do Comandante da Companhia de Xambioá, capitão Raimundo Nonato Teixeira, do Assessor Estadual de Polícia Comunitária capitão Thiago Monteiro, do vereador de Xambioá, Paulo Lucena, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Kétrya Evangelista, professores, lideranças comunitárias, estudantes e demais membros da comunidade.

No final dos trabalhos foi realizada ainda a aclamação do CONSEG Xambioá, eleito para o biênio 2018-2020, com o objetivo de continuar a propagação da cultura de segurança na cidade e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade xambioaense.

Ficou acordado ainda que a próxima reunião do CONSEG ocorrerá no dia 18 de maio do corrente, às 15 h, no auditório da câmara municipal de Xambioá, oportunidade em que será realizada a cerimônia de posse dos novos conselheiros e apresentando o cronograma de atividades do CONSEG.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorValderez participa de cavalgada em Aragominas e anuncia duplicação da TO até Araguaína
Próximo artigoKátia Abreu prestigia aniversários de lideranças do Bico do Papagaio