A situação de 50 índios da etnia Krahô, abrigados no Ginásio de Lagoa da Confusão depois das chuvas que alagaram sua aldeia, preocupa os parlamentares. Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, o deputado Elenil da Penha (MDB) apresentou requerimento a fim de solicitar providências para sanar a falta de condições adequadas do local.

Elenil sugeriu que os deputados se reúnam nas comissões e convidem representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cobrar soluções. “Faltam políticas públicas para os índios porque eles não têm representação”, comentou.

Para o deputado José Bonifácio (PR), o governo federal abandonou os índios aos municípios. “É preciso que se articule uma saída: ou o Estado assume o problema, ou os órgãos federais competentes fazem alguma coisa, ou ainda que a União delegue a tarefa aos municípios e transfira recursos suficientes”, sugeriu o parlamentar.

Bonifácio lembrou que as estradas das reservas indígenas também estão em péssimo estado. O requerimento de Elenil ainda precisa ser votado nas sessões seguintes. (Glauber Barros)

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.