A situação de 50 índios da etnia Krahô, abrigados no Ginásio de Lagoa da Confusão depois das chuvas que alagaram sua aldeia, preocupa os parlamentares. Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, o deputado Elenil da Penha (MDB) apresentou requerimento a fim de solicitar providências para sanar a falta de condições adequadas do local.

Elenil sugeriu que os deputados se reúnam nas comissões e convidem representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cobrar soluções. “Faltam políticas públicas para os índios porque eles não têm representação”, comentou.

Para o deputado José Bonifácio (PR), o governo federal abandonou os índios aos municípios. “É preciso que se articule uma saída: ou o Estado assume o problema, ou os órgãos federais competentes fazem alguma coisa, ou ainda que a União delegue a tarefa aos municípios e transfira recursos suficientes”, sugeriu o parlamentar.

Bonifácio lembrou que as estradas das reservas indígenas também estão em péssimo estado. O requerimento de Elenil ainda precisa ser votado nas sessões seguintes. (Glauber Barros)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSuspeitas de H1N1 são investigadas no Tocantins
Próximo artigoVeículos de origem criminosa são apreendidos em Guaraí