“Temos que acabar com esse assalto legalizado a milhões de brasileiros. Essa CPI deverá dar um freio nessa ganância dos bancos e das operadoras de cartões de crédito”. A declaração é do senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), que assumiu nesta terça-feira (17) a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as taxas abusivas cobradas pelos cartões de crédito no Brasil – em dezembro de 2017 os juros do rotativo ficaram, em média, em 334,6% ao ano.

A CPI foi proposta pelo próprio senador Ataídes, que, em maio do ano passado, já havia promovido uma audiência pública sobre o assunto na Comissão de Transparência, Fiscalização e Defesa do Consumidor. Na reunião de instalação da CPI, o parlamentar lembrou que em 2016 as operadoras chegaram a cobrar, em média, 494% ao ano de juros do rotativo, enquanto a taxa básica da economia, a Selic, girava em torno de 14,25%.

Cartel

Ataídes ressaltou que os juros anuais dos cartões não acompanharam, nem de longe, a queda da inflação e a redução de mais de 50% da Selic, hoje em 6,5%. “O fato é que os bancos têm se recusado a repassar a queda da Selic ao consumidor, aumentando em muitos as suas margens de ganho financeiro”, criticou o senador, que também denunciou a concentração no mercado de cartões e a existência de um cartel no mercado financeiro, o que contribuiria, de forma decisiva, para uma taxa tão alta de juros.

Num estudo detalhado apresentado na reunião de instalação da CPI, o presidente do PSDB/TO informou que as duas maiores bandeiras, a Visa e a MasterCard, respondem juntas por mais de 90% das transações com cartões de crédito no Brasil. No segmento de bancos emissores, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú concentram cerca de 70% das emissões dos cartões.

Outro dado relevante apontado pelo presidente da CPI foi a diferença entre as taxas cobradas pelo Brasil e as cobradas por outros países, como Argentina, Colômbia, Peru, Chile , Venezuela, Portugal e Estados Unidos. Enquanto a taxa em território nacional gira em torno de 334,6% ao ano, a taxa média, em outros países, é de 40% ao ano.

Fora da curva

“Mesmo se considerarmos as eventuais diferenças entre os modelos desses países, é certo que as taxas de juros no Brasil são um ponto fora da curva”, criticou o senador. Ele frisou, ainda, que não há fundamento no argumento apresentado pelas companhias operadoras de que as altas taxas de inadimplência justificam os juros elevados. “A inadimplência também vem caindo e nem por isso os juros foram reduzidos na mesma proporção”, afirmou.

Ataídes ainda mostrou uma série de números para destacar o grande lucro dos bancos e reclamou da falta de crédito para os empresários. Ele também criticou a venda casada de muitos produtos bancários, a burocracia e a pouca transparência dos serviços financeiros.

A expectativa é que a CPI promova audiências públicas com representantes de consumidores, governo, bancos e operadoras de cartões de crédito até o início de junho. A votação do relatório final deve acontecer até julho, antes do recesso parlamentar. “O nosso objetivo é encontrar soluções para amenizar o sofrimento de tantos brasileiros que se veem obrigados a usar o cartão de crédito para manter as despesas da família, mas acabam sem ter como bancar a fatura e se afundam em dívidas impagáveis diante de juros abusivos”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE recorre de decisão que colocou em liberdade estuprador que ficou apenas três dias preso
Próximo artigoEntra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado