BRK Ambiental em Tocantinópolis - Foto: Norte do Tocantins
BRK Ambiental em Tocantinópolis – Foto: Norte do Tocantins

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou, na terça-feira, 17, com Ação Civil Pública contra o município de Tocantinópolis e a empresa BRK Ambiental requerendo a imediata ampliação da rede coletora de esgoto do município, de modo que o serviço passe a alcançar todos os bairros de Tocantinópolis.

Na ação judicial, o Promotor de Justiça Celsimar Custódio explica que a universalização do sistema de esgotamento sanitário é meta estipulada no contrato de concessão que transferiu o serviço de água e esgoto à BRK Ambiental. Porém, a companhia de saneamento não estaria cumprindo este dever contratual e o município, que transferiu o serviço, estaria sendo omisso quanto à obrigação de fiscalizar e cobrar a execução dos termos do contrato.

O representante do Ministério Público acrescenta que o município foi omisso também quanto à obrigação de incorporar o Plano Municipal de Saneamento Básico ao contrato de concessão. Este plano estipula que, até o ano de 2017, o serviço de coleta de esgoto deveria atender 95% das ligações de água da área urbana de Tocantinópolis. Porém, o índice executado até dezembro de 2017 foi de apenas 37,55%.

O contrato de concessão do serviço de água e esgoto de Tocantinópolis foi firmado em 1999 e tem vigência de 30 anos. Ainda de acordo com o entendimento do Ministério Público, a empresa concessionária executa uma atividade lucrativa relacionada ao fornecimento de água mas vem sendo negligente quanto ao dever de ampliar a rede de esgoto.

Na Ação Civil Pública, é pedida a concessão de liminar que obrigue a imediata instalação da rede de esgoto em todos os bairros de Tocantinópolis por parte da BRK Ambiental, devendo o município ser obrigado a fiscalizar as obrigações assumidas pela empresa concessionária.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCaso Marcelo Miranda poderá novamente chegar nas mãos de Gilmar Mendes
Próximo artigoPalmas antecipa campanha de vacinação contra gripe, confira os locais de vacinação