O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou durante esta quinta-feira, 27, Oficina Técnica de Orientação aos Jurisdicionados da 1ª Relatoria do Tribunal de Contas do Estado Tocantins. A prefeitura de Pedro Afonso sediou o evento, , que tem o intuito primordial nortear os gestores sobre os processos de procedimentos exigidos pelo TCE, foi realizado no auditório da prefeitura e contou com a participação de representantes das equipes gestores de 26 município tocantinenses.

De acordo com o vice presidente do TCE/TO conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, o objetivo é aproximar o Tribunal de Contas dos municípios para que juntos possam discutir aspectos da administração pública. “É um momento onde gestores, câmaras legislativas e os assessores das gestões poderão conhecer o tribunal e saber de que forma poderão acessar seus sistemas. Além de estarmos discutindo e esclarecendo dúvidas a respeito de assuntos pertinentes a gestão pública democrática”, ressaltou o conselheiro.

O procurador geral de contas, Zailon Miranda, afirmou que a ação realizada pelo Tribunal de Contas, juntamente com o Ministério Público de Contas busca apresentar aos municípios questões relevantes no sentido das prestações de contas e fazer com que a administração pública erre menos e sejam mais transparentes.

“Muitas vezes os municípios são multados, ou tem contas rejeitadas por de falta de comunicação entre os órgãos, estamos abrindo essa janela para que esses laços sejam estreitados e facilitando esse acesso do gestor com as ações realizadas pelo tribunal.

De acordo com Jairo Mariano, o encontro é uma grande oportunidade para que os gestores possam buscar esclarecimentos juntos ao TCE para melhoria da administração municipal.

“Este encontro que a Prefeitura de Pedro Afonso sedia hoje, vem para auxiliar na comunicação entre os 26 municípios com atendidos pela 1º relatoria com Tribunal de Contas. É uma oportunidade de dialogarmos, mostrar nossas dificuldades, para que juntos possamos construir a administrações cada vez mais transparentes”, frisou o gestor.

O presidente da ATM ainda parabenizou o conselheiro Severiano Costandrade pela iniciativa da Oficina Técnica e destacou a importância da parceria do TCE com a entidade.

“A ATM reconhece a importância da qualificação dos servidores municipais para o melhor desempenho do atendimento e trabalho das prefeituras. E a parceria da entidade com os órgãos fiscalizadores como o TCE para esse aprimoramento é primordial”, finalizou Jairo.

Participantes 

Cerca de 250 representantes das equipes gestoras das cidades atendidas pela 1ª Relatoria do Tribunal de Contas do Estado Tocantins participaram das oficinas. Fazem parte dos jurisdicionados da 1ª Promotoria os municípios de Abreulândia, Araguacema, Bom Jesus do Tocantins, Caseara, Centenário, Colméia, Divinópolos do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Lizarda, Marianópolis do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Pedro Afonso, Recursolândia, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins, São Féliz do Tocantins, Tocantínia, Tupirama e Tupiratins.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE obtém condenação de homem acusado de homicídio em Araguatins
Próximo artigoPresidente do Tribunal de Justiça busca apoio para concluir Fórum de Araguaína