Diferente de anos anteriores, em 2017 o Enem será aplicado em dois domingos no mês de novembro
Diferente de anos anteriores, em 2017 o Enem será aplicado em dois domingos no mês de novembro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 10, o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. O Exame é a porta de entrada para grande parte das universidades públicas do Brasil e, neste ano, trará importantes mudanças. O edital está disponível no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

De acordo com o edital, as inscrições para o Enem 2017 iniciam no próximo dia 8 de maio, a partir das 10h, e seguem até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês. Diferente de anos anteriores, as provas serão aplicadas em dois finais de semana, aos domingos. Neste ano, as datas são 5 e 12 de novembro.

Além da mudança nas datas de aplicação das provas, outras mudanças importantes foram aplicadas no Enem deste ano. Entre elas, a redação do exame, que passa a ser aplicada no primeiro dia do Enem. Conforme o edital, além da redação, o primeiro dia de provas conta ainda com questões nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5h30. No segundo domingo, serão aplicadas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4h30.

Mais do que mudanças estruturais, o Enem neste ano conta ainda com alterações de fins, uma vez que a nota no Exame não poderá mais ser utilizada para a certificação no ensino médio. Entretanto, a nota no certame ainda valerá para o Sisu, e para conseguir financiamento pelo Fies.

Existem ainda mudanças nos pedidos de isenção e de atendimento especializado nos dias do exame. Com relação à isenção, diferente de anos anteriores, os candidatos que a solicitar, e não comparecerem nos dias de prova, perderão o benefício para o Enem 2018.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSaúde do Tocantins avança com investimentos e choque de gestão
Próximo artigoPalmenses destacam importância do acompanhamento dos trabalhos na Câmara