Capa do livro
Capa do livro

Na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, será lançado o livro Do Girassol ao Capim Dourado: Apropriação e Ressignificação de Elementos Naturais na Narrativa Identitária do Estado do Tocantins, da jornalista e professora mestre da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Ana Carolina Costa dos Anjos. O evento acontece dentro da programação da II Semana Academia Integrada de Direito e Comunicação Social em Palmas, no dia 28 de abril, às 19h, no Hall do Cuica-UFT.

O livro, que tem origem em uma dissertação de mestrado, analisa e criação da identidade tocantinense fazendo, para tanto, um recorte no discurso midiático que usa a simbologia do girassol e do capim dourado como elementos constituintes da narrativa recente do Estado. A obra se baseia em farta documentação, 2700 exemplares de dois jornais analisados no período de 2003 a 2011, e mostra processo de construção dos símbolos políticos que sustentam e dão legitimidade aos principais mandatários do Estado.

Com um olhar minucioso e revelador, a autora realiza uma nova abordagem sobre cultura, história e memória da cidade, transitando pelos processos de construção, desconstrução e ressignificação de símbolos político-identitários com a contextualização da criação do Estado do Tocantins (1988) e a fundação da cidade de Palmas (1989) em conjunto com a perspectiva de poder político.

A obra é prefaciada pela professora Drª Maria Rosa do Espirito Santo Cavalcante Ribiero, autora do livro O Discurso Autonomista do Tocantins e apresentada pela professora Drª Marina Haizenreder Ertzogue e pelo professor Drº Héber Rogerio Gracio e faz parte da série Comunicação, Jornalismo e Educação da Editora Fi.

A versão digital (PDF) da obra é gratuita e o download poderá ser feito diretamente do site Editora Fi. No lançamento serão vendidos exemplares

Serviço:

Lançamento do livro “Do Girassol ao Capim Dourado: Apropriação e Ressignificação de Elementos Naturais na Narrativa Identitária do Estado do Tocantins”

Dia 28 de abril

Onde: Hall do Cuica – II Semana Academia Integrada de Direito e Comunicação Social

Horário: 19h

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFolia do Divino é celebrada e mantem tradição em municípios tocantinenses
Próximo artigoApós tentar roubar van, homem é preso no norte do Tocantins