Marcelo Miranda destaca prioridade de seu governo em solucionar os problemas de abastecimento de água
Marcelo Miranda destaca prioridade de seu governo em solucionar os problemas de abastecimento de água

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participou neste final de semana da Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas) realizada na fazenda Laço de Ouro. Como parceira do evento, toda água oferecida aos participantes foi disponibilizada pela ATS no estande do órgão. Além disto, as ações e programas desenvolvidos pela ATS foram apresentadas aos participantes. No programa Água para Todos, por exemplo, o Governo do Tocantins tem levado a todas os municípios da região sudeste alternativas para combater à seca que assola a região há anos.

Com as cisternas que armazenam água da chuva, que alcança aproximadamente 95% de instalação, e as pequenas barragens que auxiliam o homem do campo, o executivo estadual tem atuado com eficácia para solucionar o problema de abastecimento na região durante a estiagem.

Mas as ações da pasta não param por aí. A educação ambiental tem sido amplamente trabalhada com o programa Educa Sanear atuante em todas as regiões do Estado no sentido de transformar hábitos em relação aos cuidados para a preservação, uso e reuso da água. Aurora e cidades do entorno serão contempladas na segunda etapa do programa nos dias 25, 26 e 27 de abril.

Durante o evento, o governador Marcelo Miranda destacou a prioridade de seu governo em solucionar os problemas de abastecimento de água. No último mês, resultado da parceria com o governo federal, o Governo do Tocantins recebeu uma máquina para perfuração de poços artesianos que será outra opção para que todos os tocantinenses tenham acesso à água potável.

“Temos tanta água, mas temos regiões que falta. Louvamos a Deus, nós fomos agora agraciados com a máquina perfuratriz, com o empenho de todos. Todos buscaram, não vou citar nomes. Todos buscaram essa máquina, essa parceria com o Ministério da Agricultura foi importante para o governo”, afirmou Marcelo Miranda.

“Não tem como fugir dessa prioridade […] e essa máquina virá em primeiro lugar para essa região. Isso é fato. Nós temos que também buscar outras alternativas, e os prefeitos passam por momentos difíceis, por dificuldades. Não é diferente em Almas e nos outros municípios. Temos que fazer uma integração e essas parcerias têm que funcionar”, reforçou.

Eder Fernandes, presidente da autarquia, destacou a participação do órgão na feira. “Tivemos a oportunidade de conscientizar às pessoas que passaram pela Agroalmas a cerca do uso correto e do reuso de água e também de estarmos juntos com nosso governador Marcelo Miranda e no discurso dele, reafirmar o compromisso nosso e dele, enquanto líder e nosso, da ATS, no combate à seca, em especial na zona rural”, pontuou.

Os programas e ações da ATS beneficiam todas as regiões com o objetivo de promover a universalização do saneamento através de investimentos na infraestrutura e melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água que garantam a sociedade tocantinense acesso aos serviços essenciais e, assim, melhor qualidade de vida a todos.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGuaraí: Bandidos atacam a tiros residência do comandante da PM
Próximo artigoApós Mapa cogitar mobilização, Estado anuncia que fará plano de ação do Agro+TO