A Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, em Colinas do Tocantins, realiza nesta terça-feira, 18, diversas ações com os estudantes do ensino fundamental para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. O objetivo é trabalhar mecanismos que estimulem a prática da leitura.

A gestora da escola Vanessa Nagamine narrará para os estudantes a história sobre: A Nuvenzinha Triste. A peça encenada pela professora Gilceane Rodrigues Santos aborda a temática, o livro. Os alunos realizarão diversas apresentações que retratam sobre a importância do livro infantil na formação do indivíduo.  Além das apresentações, os professores organizaram espaços para visitação em que estão expostas diversas produções referentes aos gêneros textuais como contos, notícias, Literatura de Cordel, história em quadrinho, fábulas e receitas.

Ao final das apresentações, os alunos receberão um marca texto e um caderno do estudante. “Os livros proporcionam conhecimento. Na sala de aula, todos gostam muito de trabalhar e ler tirinhas, pois a história e o desenho  juntos trazem maior aprendizado e interesse. O aluno aprende com motivação e, a partir da leitura, desenvolvem habilidades para produzir e contar a própria história”, ressaltou a professora Keila Maria Tolêdo Caeite.

Para Rayssa Araújo, de dez anos, “o dia D de Leitura é importante para aprender mais, aprender a ler e a escrever e ter um futuro melhor. Cada vez que lemos, novos fatos são descobertos”, disse a estudante.

Monteiro Lobato

Aproximadamente 200 alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e do Programa Mais Educação da Escola Presbiteriana de Colinas homenagearam o escritor Monteiro Lobato. Os estudantes realizaram apresentações sobre obras e a vida do escritor em comemoração ao Dia do Livro Infantil.

Vera Alice Souza ressaltou que esta ação resgata o amor pela leitura, incentiva os estudantes a valorizar os livros, a arte, os sonhos e a viajar em histórias presentes neles. A professora disse que a leitura é uma ação lúdica, que contribui de forma positiva no processo de ensino aprendizagem.

Para a coordenadora de Programas e Projetos, Aldean Abreu,  “o evento foi pautado na inspiração de personagens fantásticos da literatura infantil que nos encantaram e ainda hoje encantam crianças do mundo inteiro com suas grandiosas aventuras, histórias de conquistas e vitórias. Nosso maior propósito é entusiasmar os alunos para buscarem novas leituras, novas histórias e outras sensações”.

“Hoje foi muito legal! Aprendi que o livro não é só várias páginas com letras e desenhos e, sim, algo que nos faz imaginar, sonhar. Aprendi principalmente que não podemos julgar um livro pela capa, lendo você pode ver que ele sempre trará novas descobertas”, contou a estudante Esther Myldretys.

Priscila Ribeiro destacou que “esta ação contribui para compreendermos o papel da leitura em nossa vida. Se todas as crianças tivessem acesso ao livro seria muito bom. Uma boa leitura faz bem à alma”, concluiu a aluna da escola Presbiteriana. (Thaís Souza)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMãe e duas filhas morrem em grave acidente na BR entre Colinas e Araguaína
Próximo artigoVereador Filipe Fernandes faz pronunciamento a respeito de sua saída da base de Amastha