Durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, 4, o prefeito Ronaldo Dimas efetivou o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína nomeando o presidente e o vice do órgão. Criado em 2013, o instituto será responsável pela implementação de projetos estratégicos para a cidade, como o Araguaína Conectada e o sistema de videomonitoramento.

O órgão será presidido sem remuneração pelo empresário Tiago Dimas. Como vice, foi empossado o advogado e comunicador Arnaldo Filho. O objetivo é ligar diversas secretarias em objetivos comuns para o desenvolvimento da cidade, que poderão ser executados com parcerias, rapidez e efetividade.

O presidente voluntário do instituto, Tiago Dimas, ressaltou a importância do trabalho que será desenvolvido a partir de agora. “O instituto vem para somar, contribuir com a gestão em matérias pontuais, mas com autonomia para auxiliar em projetos estratégicos. Nessa intenção, o prefeito Ronaldo Dimas nos passou a determinação de atender o Município e contribuir no sentido de implantar de fato projetos que já vinham sendo discutidos e muito aguardados pela população”, comentou.

Ainda de acordo com o presidente, a estrutura necessária para o videomonitoramento permitirá envolver não somente câmeras de vigilância, mas uma ampla rede interligada e inteligente. “É um projeto que não fica restrito somente às câmeras nas ruas, mas também à interligação de todos os pontos onde o município está presente”, explicou.

O presidente ainda citou ainda que escolas, creches, unidades básicas de saúde e demais órgãos contarão com uma rede em fibra óptica, o que permitirá implantar outros projetos. “Enfim, é algo mais amplo, o que nos permite denominar o projeto como Araguaína Conectada”, explicou.

Perfis

O presidente Tiago Dimas cresceu em Araguaína, sempre acompanhando o pai, Ronaldo, nos debates sobre a cidade. Tiago é empresário dos ramos do comércio varejista e construção civil. Com bom trânsito em todos os segmentos da sociedade pela sua capacidade de articulação junto a empresários e líderes comunitários, ele já auxiliava a Prefeitura indiretamente em diversas questões, tendo inclusive acompanhado algumas etapas do projeto de videomonitoramento da cidade, como nas visitas a outras cidades onde o sistema já funciona.

Como voluntário à frente do instituto, Tiago tem a missão de ampliar a governança digital da cidade, lançar novas estratégias de atração de investimentos e aplicar a tecnologia e práticas consagradas em outras cidades para melhorar o desempenho da gestão em todas as áreas, articulando-se com entidades não-governamentais, universidades e outras esferas de poder, na busca de parcerias.

O vice-presidente Arnaldo Filho Lima da Silva nasceu em São Bento do Tocantins e mora em Araguaína desde 2008. Graduado em Matemática com especialização em Educação; também é graduado em Direito com larga atuação em Direito Público. É comunicador há 10 anos, mas também foi professor da rede pública estadual e de cursos de graduação. Já exerceu cargo público, como coordenador jurídico da Câmara Municipal de Araguaína em 2016. (Joselita Matos)

 

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.