Agenda Positiva - Pedro Afonso
Agenda Positiva – Pedro Afonso

Em comemoração ao dia do índio, a Prefeitura de Pedro Afonso realizou, durante esta terça-feira, 18, ações da Agenda Positiva na aldeia Lajeado, localizada a cerca de 55 km do centro da cidade.

Participaram cerca de 40 famílias das aldeias Lajeado, Bethânia, Olho D’agua, Santo Antônio e São José. Durante todo o dia ações desenvolvidas pelas secretarias animaram a comunidade. Entre as atividades ofertadas a comunidade indígena estavam teste de glicemia e medição de pressão arterial, corte de cabelo, além de competições de futebol masculino e feminino e sessões de cinema itinerante, com a animação Rio. Em parceria com o município de Tocantínia, também foi ofertado atendimento médico, com consultas e entrega de remédios.

Ainda durante o evento, foram entregues kits esportivos aos caciques das aldeias e também mudas de plantas aos moradores.

Para a professora Rosinha Hirêki Xerente, que ministra aula aos alunos das comunidades, ressaltou que a ação vem para proporcionar uma atenção maior as comunidades indígenas pedroafonsinas.  “Nós ficamos muito agradecidos, com esse apoio do município de Pedro Afonso através desta ação. Hoje podemos nos encontrar em um momento de alegria, que o prefeito continue fazendo esse papel de estar mais próximo de nós, pois isso é muito importante”, destacou a professora.

O Prefeito Jairo Mariano afirmou que desde que as aldeias voltaram a fazer do município, a administração tem buscado estreitar o diálogo com as comunidades, além de atender as demandas que são pertinentes a gestão.

“A nossa vinda hoje à aldeia de Lajeado tem o intuito maior de trazer ações do município aos indígenas que compõe o município de Pedro Afonso. Nós já temos uma relação com eles de dois anos e estamos aqui para resgatar o compromisso da gestão de Pedro Afonso para com os indígenas que são os fundadores da nossa história”, ressaltou o gestor municipal.

Manutenção de estradas vicinais

Além das ações na aldeia Lajeado a prefeitura de Pedro Afonso, através da secretaria de infraestrutura, também realizou a manutenção das estradas vicinais que dão acesso as aldeias e a limpeza e manutenção dos campos de futebol e áreas próximas as residências indígenas.

O prefeito Jairo Maria afirmou que esta dialogando com outros prefeitos, para que as estradas para as outras aldeias que ficam fora do município de Pedro Afonso também sejam arrumadas. “Estou conversando com os outros gestores, pois é algo que melhorará a vida de todos os indígenas da nossa região”, frisou.

O Cacique da Fazenda Olho D’agua, Paulo Xerente, destacou que esta é a primeira ação do tipo realizado na aldeia e agradeceu a todos pelo desempenho em atender as demandas da comunidade indígena.  “Eu agradeço muito a Deus por esta ação e a prefeitura de Pedro Afonso está dando essa atenção para nós. Nunca tivemos isso, nenhuma prefeitura veio arrumar nossas estradas, mas isso mudou.  Agora que somos do município de Pedro Afonso, temos esperança que as coisas vão melhorar”, relevou o cacique.

Aldeias Pedroafonsinas

Apesar de estarem dentro do município de Pedro Afonso, as aldeias Lajeado, Olho D’agua, Santo Antônio e São José estavam submetida administrativamente ao município de Tocantínia. Entretanto, após estudos realizados pela Prefeitura de Pedro Afonso e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) foi possível detectar que as aldeias faziam parte do município de Pedro Afonso. Durante diálogo com os indígenas, foi aceitado a mudança administrativa e as aldeias passaram a ser atendidas pelo município de Pedro Afonso a partir do ano de 2015.

Segundo o gestor Jairo Mariano, a retorno das aldeias indígenas foi uma forma de retornar as matrizes culturais e histórica do início de Pedro Afonso. “Nosso foco foi recuperar nossa história e dar mais assistência aos indígenas”, afirma Jairo.

Agenda Positiva

As ações realizadas na aldeia indígena Lajeado fazem parte da Agenda Positiva 2017, da prefeitura de Pedro Afonso. A agenda tem o foco de atender de forma rápida e eficaz as demandas dos cidadãos em todas as regiões do município. As ações, que incluem entrega de obras além de projetos que englobam todas as secretarias, e são realizadas semanalmente pela equipe municipal.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOperação conjunta resulta na prisão de suspeitos de praticar crimes em vários estados
Próximo artigoCRP-23 apoia manifestação de alunos da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína