As aulas e eventuais matrículas dos cursos de graduação em administração, serviço social, pedagogia, biologia e educação física, das faculdades Faexpe e Paranapanema, em atividade no município de Pedro Afonso (TO), foram suspensas pela Justiça Federal no Tocantins. A decisão liminar, proferida pela juíza federal Denise Drumond, titular da 1a Vara, na última segunda-feira (11), também proíbe toda forma de divulgação dos cursos de graduação, pós-graduação ou extensão no Estado e o repasse da informação de que os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Caso a decisão não seja cumprida, as faculdades deverão pagar multa diária de mil reais.

Conforme informações da ação civil pública, as faculdades Faexpe e Paranapanema atuam em parceria no município de Pedro Afonso na execução de cinco cursos de extensão (“cursos livres”), que não precisam de autorização do MEC e não possuem validade acadêmica. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, os alunos foram induzidos a acreditar que estavam se matriculando em cursos de graduação.

Para a Justiça Federal, as supostas irregularidades se classificadas como: “prestação de serviço de educação de nível superior sem prévia regularização junto ao MEC, tanto da instituição de ensino, quanto do curso ofertado; e captação de consumidores a partir de divulgação enganosa ou dúbia de oferecimento de cursos de nível superior, induzindo à crença de que se tratava de cursos de graduação e pós-graduação”.

No processo, a Faculdade Paranapanema declarou que não houve má-fé, pois os alunos foram informados de que estavam se matriculando em curso de extensão e que, ao final de cada módulo, receberiam um certificado, que poderia “ser utilizado em pretensa graduação em uma IES (Instituição de Ensino Superior) que viesse a aceitar os créditos/certificado através de um programa de extensão”. Afirmou ainda que é devidamente credenciada no MEC.

Na decisão, a Juíza Federal contesta a defesa do réu esclarecendo que o teor dos contratos firmados pelas faculdades somados às reclamações de alunos, ouvidos em inquérito, “indicam a promoção publicitária enganosa” ao omitir a ausência de certificação acadêmica pelo curso ofertado. A Magistrada afirma ainda que o contrato não apresenta indicação clara de que os cursos são classificados como “cursos livres”. “Ao contrário, mostra-se nítida a manobra indutiva sobre o consumidor, levando-o a crer estar se matriculando em curso superior em pedagogia, administração, biologia, entre outros, com qualificação acadêmica, típica de curso de graduação”. Da decisão cabe recurso.  (Samuel Daltan)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVistoria realizada pelo MPE no Tocantins encontra escola Estadual com risco de desabar
Próximo artigoServidores do TO iniciaram nesta quarta 13, mobilização contra PL que congela salários