Aparecida do Rio Negro
Aparecida do Rio Negro/ Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu denúncia criminal em desfavor de Serafim Estácio Xavier, ex-vereador; e de Kedson Batista Soares, vereador da cidade de Aparecida do Rio Negro. Segundo o MPE, no ano de 2015, quando ainda era vereador, Serafim teria se candidatado à presidência da Câmara de Vereadores e oferecido vantagem indevida a Kedson, então presidente na época, para que pudesse vencer o pleito relativo ao exercício de 2016.

Conforme apurado no inquérito civil, para que Serafim pudesse vencer a eleição, na qual disputava com o vereador Luciano Machado, pertencente à chapa de Kedson, foi acordado que este último, então presidente, se isentaria de votar. Com a isenção, os  dois concorrentes obteriam quatro votos cada um, vencendo Serafim em função de ser o mais velho. Pela isenção do voto, Kedson recebeu a quantia de R$ 20 mil de Serafim.

No entanto, arrependido do acordo e tencionando continuar na presidência no exercício de 2016, mesmo após  ter aceito o valor indevido, Kedson realizou uma manobra, baixando um decreto legislativo para prorrogar sua gestão por mais um ano, obtendo inclusive liminar da Justiça para a prorrogação.

A par dos fatos, a Promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi ouviu testemunhas, teve acesso às conversas trocadas entre os envolvidos e obteve a confissão do próprio Serafim, que se disse injustiçado por não ter sido cumprido o combinado com Kedson.

Diante das provas obtidas, a Ação Penal requer que Serafim seja condenado por oferecer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, crime este descrito no Art. 333 do Código Penal. Já para Kedson Batista Soares, é pedida sua condenação em razão de receber, para si, diretamente, em razão da função, vantagem indevida, conforme disposto no art. 317 do Código Penal.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAssembleia aprova projeto que isenta taxas e custas de processos sobre verbas alimentares
Próximo artigoCurso de Aplicação de Agrotóxicos é realizado em Araguaína