Na tarde deste domingo, 11, durante a aplicação da prova do concurso da Polícia Militar que seleciona soldados e oficiais para a corporação, foram registradas algumas ocorrências. Até celular no banheiro foi encontrado.

Em Arraias, no sudeste do Tocantins, foi identificado um envelope de provas avariado durante a vistoria feita por candidatos momentos antes da entrega da prova. O presidente da Comissão do Concurso, coronel Marcelo Falcão, explica que o envelope estava avariado, mas não o lacre.

“Foi uma avaria em uma parte do envelope que não compromete a segurança. Tudo indica que foi ocasionado pelo transporte, provavelmente a fricção do envelope com o malote pode ter ocasionado”, afirmou o coronel, reforçando que o envelope em questão foi recolhido e será periciado. “No mesmo momento foi disponibilizado um novo envelope de provas com provas totalmente diferente do original, devidamente testemunhado pelos candidatos e distribuído na sala que foi encontrado o envelope avariado”, disse.

Araguaína

Já em Araguaína, no Norte do Tocantins, foi encontrado um celular no banheiro masculino de um dos locais de prova. O coronel afirmou que não há nenhuma indicação de que o aparelho tenha sido utilizado para fraude no concurso. Questionado sobre a informação de que haveriam respostas de um suposto gabarito da prova, Soares afirmou se tratar de fake news. “Isso é uma suspeita que alguém levantou, mas que não foi confirmado. O celular será periciado e, após a perícia, será divulgado o que realmente continha nesse celular”, destacou.

Outras ocorrências

O Coronel Marcelo Falcão disse ainda que em torno de 12 candidatos, em várias parte sdo Estado, foram desclassificados instantaneamente porque o aparelho celular tocou durante a prova. “Quando o candidato entra na sala, ele recebe um envelope para guardar os pertences, incluindo o celular. Mesmo assim, se o celular tocar, ocorre a desclassificação imediata porque o aparelho deve estar desligado”, orientou.

Para o presidente da comissão, a quantidade de ocorrências no período da tarde diante à ausência de ocorrências na manhã, se deu devido à quantidade de candidatos. “A tarde tivemos 76 mil candidatos e de manhã foi em torno de nove mil, então a diferença é muito grande. De manhã foi só em cinco cidades, e de tarde foram em 17. A comissão do concurso e a empresa organizadora entende que são ocorrências normais de qualquer processo seletivo”, afirmou deixando claro que nenhuma das ocorrências atinge a lisura do concurso.

Próximas fases

O certame concluiu ontem sua primeira fase, agora terá mais quatro pela frente: Teste de Avaliação Física (TAF), Teste Psicotécnico, Teste Clínico e, por último, a Investigação Social. O gabarito preliminar sai nesta segunda-feira, 12, e o definitivo está previsto para sair em até dez dias. A expectativa é que o TAF seja realizado em, no máximo, trinta dias.(JTO)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDivulgado gabaritos do concurso da Polícia Militar do Tocantins
Próximo artigoGabaritos de provas do concurso da PM são divulgados