Dra. Paolla Mendes - Cirurgiã-Dentista/ Estética Orofacial
Dra. Paolla Mendes – Cirurgiã-Dentista/ Estética Orofacial

A cirurgiã dentista de Palmas, Dra. Paolla Mendes, será destaque em palestra e curso de Bichectomia no Meeting Internacional de Harmonização Orofacial em Ciudad Del Este, Paraguai, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril.

Segundo Paolla, a bichectomia é uma cirurgia estética funcional , que consiste na remoção cirúrgica da bola de bichat (corpo adiposo da bochecha). A sua retirada promove um afinamento do rosto e acaba com a sintomatologia dolorosa dos pacientes que sofrem por morder a porção interna das bochechas durante a mastigação.

A Bichectomia é atualmente uma grande aliada na cirurgia de face também para o rejuvenescimento. A Bola de Bichat pode ser removida ou reposicionada para deixar o rosto mais delicado na sua porção inferior e salientar as “maçãs” do rosto, trazendo jovialidade e harmonia.

Para tirar as dúvidas de algumas pessoas sobre o procedimento, dra. Paolla respondeu as questões mais recorrentes:

De onde surgiu a bichectomia?

A lipoplastia facial ou bichectomia começou basicamente com o intuito de diminuir o volume das bochechas em indivíduos que se mordiam muito durante a mastigação.Como se percebeu que a remoção das bolas Bichat além de minimizar muito os ferimentos mastigatórios, ainda afinavam o rosto das pessoas que se submetiam e técnica, iniciou-se então o uso para fins de recontorno estético da face.

Que cuidados devo tomar para executar a bichectomia-lipoplastia facial?

Como qualquer cirurgia é necessária uma avaliação prévia da condição de saúde geral onde são feitas análises da face e solicitados exames de rotina para aferir a condição do candidato a remoção das bolsas de gordura do rosto.

Se a pessoa apenas fazer dieta, a gordura não some também?

A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Eu já vejo resultado imediato logo após a cirurgia?

Dependendo da quantidade de gordura retirada, é possível sim que se perceba algum afinamento já logo após o procedimento terminar, mas normalmente os melhores resultados acontecem após 30 dias da remoção e em definitivo após 6 meses da intervenção.

A bichectomia é muito dolorosa para ser realizada?

De forma nenhuma! A maioria dos pacientes relata não ter sentido nada além da sensação de pressão nas bochechas.
Tudo é feito com uma simples anestesia local, semelhante às anestesias dentárias onde se realiza um pequeno acesso para a remoção da bola de gordura.
Após esta remoção é realizado um ou dois pontos no local desta pequena incisão que em geral são retirados uma semana depois.

Quais os riscos dessa cirurgia?

Ruptura de algum ponto deixando assim a ferida cirúrgica aberta e o risco de infecção, é de suma importância seguir os cuidados pós-operatórios prescritos pelo cirurgião. O risco maior é atingir o ducto salivar da glândula parótida ou ainda algum vaso sangüíneo de maior calibre ou nervo facial.

A partir de qual idade é possível realizar a bichectomia?

O ideal é que apenas a partir do final da adolescência e já com o desenvolvimento facial terminando os candidatos a lipoplastia facial sejam avaliados, isto ainda com a autorização expressa do responsável.

Existe algum exame para ver o tamanhão da bola de Bichat?

Sim, normalmente solicita a Tomografia Computadorizada de Face para analisar o tamanho da Bola de Bichat e sua relação com as outras estruturas do rosto. É um exame de fácil realização atualmente, feito sem contrastes e de forma bem rápida que ajuda a observar nitidamente a causa da face arredondada.

Posso retornar as minhas atividades após a bichectomia?

A lipoplastia não é uma cirurgia agressiva mas exige certos cuidados no pós-operatório, principalmente quanto às atividades físicas, certos tipos de alimentos, consumo de álcool e fumo.
O ideal é que o paciente receba um roteiro de cuidados pós-operatórios por escrito além das orientações em si dadas pelo responsável pela intervenção.
Seguindo todas as recomendações a recuperação é bem tranquila.

É necessário fazer drenagem linfática após a bichectomia?

Após a remoção das bolsas de gordura normalmente ocorre um acúmulo de líquidos no local da cirurgia (inchaço) e uma massagem visando drenar este acúmulo acelera os resultados de afinamento das bochechas.
Um programa de drenagem linfática pós cirúrgicos sempre é muito bem vindo para antecipar os resultados.

Em quanto tempo já aparecem os resultados da lipoplastia facial?

Logo após a remoção das bolsas de gordura é normal ocorrer um inchaço na região operada que gradualmente vai desaparecendo. Com 15 dias da cirurgia já se percebe suaves mudanças, mas os resultados mais consistentes só aparecem mesmo após 90 dias, ficando 100% concluídas as melhoras com 180 dias, igual ocorre a qualquer outra cirurgia plástica.

Até quanto que podemos diminuir as bochechas?

Esta é uma dúvida bem frequente entre os interessados na lipoplastia facial.
As bolsas de gordura variam de tamanho de pessoa para pessoa e em média elas podem ter de 2,5 ml até 9 ml de volume cada uma. Dependendo do tipo facial e do volume retirado (inclusive parcial), os resultados da cirurgia ficarão mais ou menos evidentes.

Qual o tempo de recuperação da bichectomia?

O processo de recuperação é mais tranquilo do que a extração de um dente siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de 3 dias, sendo mais intenso nos 2 primeiros dias. Nos primeiros 2 dias, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol.  Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a bichectomia?

Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade, devido a perda de colágeno e ao efeito da gravidade no nosso corpo. A remoção da ”Bola de Bichat” não irá antecipar nem acentuar a flacidez da pele no futuro.

Depois de retiradas, as de gorduras podem voltar?

Na lipoplastia facial é retirada a cápsula completa de gordura, impossibilitando que ela se encha novamente. Mesmo nos casos onde há indicação de remoção parcial da bola de Bichat, o volume remanescente se mantém estável após a cirurgia.

Qual profissional realiza a lipoplastia facial? Médico, dentista?

Tanto o Cirurgião Dentista quanto o Cirurgião Plástico estão aptos a realizar essa cirurgia.

É verdade que o rosto pode ficar caído após a bichectomia?

Não! Isto é um mito que não tem nenhum fundamento pois o que faz a sustentação facial é tecido muscular que não é tocado durante a remoção da bolas de Bichat que são estruturas compostas 100% de gordura.

Homens podem fazer bichectomia?

Hoje em dia diversos homens estão recorrendo a remoção das bolas de Bichat também com o intuito de afinar o rosto.
Muitas vezes nas faces masculinas os resultados são até mais perceptíveis devido ao maior volume de gordura possível de ser retirado da região das bochechas em relação às mulheres.

A Bichectomia/Lipoplastia facial tem tido papel fundamental nesta busca pelo equilíbrio da estética da face.

Dra. Paolla Mendes Vieira Mascarenhas

Cirurgiã-Dentista

Estética Orofacial

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEstado prorroga contrato do Plansaúde por mais 12 meses
Próximo artigoEleição suplementar: pré-candidatura de Márlon Reis será lançada neste sábado, 31