Presidente do Sisepe, Clayton Pinheiro
Sisepe/TO

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) convoca seus sindicalizados para participarem de um ato na tarde desta sexta-feira, 31, na Feira da 304 Sul em Palmas, às 16h, contra a Reforma da Previdência.

Atualmente os servidores públicos têm direito a receber aposentadoria com base em seu salário integral, sob algumas condições. A primeira é trabalhar no mínimo dez anos no serviço público. A segunda, trabalhar há pelo menos cinco anos no último cargo. Finalmente, é preciso também alcançar idade e tempo de contribuição mínimos: 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, no caso dos homens, e 55 anos de idade mais 30 de contribuição no caso de mulheres. Com 65 anos, podem se aposentar com benefício proporcional ao tempo de contribuição.

A reforma da Previdência apresentada pelo presidente Michel Temer propõe a convergência das condições dos servidores públicos com a dos trabalhadores do regime geral. Dessa forma, a classe também passará a se aposentar apenas a partir de 65 anos de idade e a ter benefício no máximo equivalente ao teto da previdência. Os servidores públicos que quiserem receber benefício superior ao teto devem aderir a um regime de previdência complementar.

Apesar dos servidores públicos estaduais e municipais terem sido retirados do texto original da PEC, a expectativa é que logo que a reforma for aprovada em caráter nacional, haverá a determinação do próprio governo federal para que estados e municípios se adequem aos modelos determinados pela reforma do regime geral.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm Araguaína, Justiça Federal realiza ação social para inscrever estudantes em seleção de estágio
Próximo artigoCartão de crédito, financiamento de carro e carnês lideram tipos de dívidas dos palmenses