Foto: Antônio Gonçalves
Foto: Antônio Gonçalves

O deputado estadual Paulo Mourão participou na manhã desta quinta-feira, dia 9, de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde. Segundo os próprios conselheiros, foi a primeira vez que um parlamentar participou de uma reunião do Conselho. Para a conselheira Maria Alice de Araújo a visita é muito importante porque fortalece o Conselho. “Temos funções sociais parecidas, é importante que o deputado conheça o conselho porque nos dá força nos eventos relacionados à saúde, mas não seja um membro porque depois vai auditar ele mesmo e não seria correto”, destacou.

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício “foi valiosa a visita do deputado Paulo Mourão porque tivemos a oportunidade de reivindicar junto a ele nossos pleitos junto à Assembleia Legislativa”, frisou. Os conselheiros pediram apoio do parlamentar para apoiar a alteração da Lei 1.663/2006, que tramita nas comissões da Assembleia Legislativa.

A alteração em questão é o projeto de lei nº 314, de autoria da deputada Valderez Castelo Branco que revoga o inciso IV da Lei 1.663/2006. O referido inciso inseriu um membro da Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Saúde. Os conselheiros querem a revogação desse inciso, pois entendem que a vaga é desnecessária, uma vez que tanto o conselho quanto o parlamento são órgãos fiscalizadores. “Não faz sentido um deputado ter assento no Conselho, não há necessidade de compor o Conselho”, reitera Mário Benício.

Segundo Mário, a lei foi alterada em 2013, prevendo essa vaga, e até hoje nenhum parlamentar compareceu às reuniões do conselho. O deputado Paulo Mourão foi o primeiro a participar de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde.

Outro argumento é que a Resolução nº 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde prevê a seguinte redação em seu inciso VIII: “ A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde”.

Paulo Mourão propôs a realização de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS) com uma comissão de conselheiros para discutir sobre a mudança da lei em vigor. A audiência será realizada ainda esta semana.

Integra Saúde Tocantins

A convite do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, o deputado Paulo Mourão esteve ainda nesta quinta-feira, dia 9, visitando as dependências da Secretaria da Saúde para conhecer o projeto Integra Saúde Tocantins, um centro informatizado contemplando os diversos segmentos da saúde, abastecido com informações em tempo real de todos os municípios.

O Tocantins é o segundo estado a implantar o sistema, o primeiro foi Goiás. Paulo Mourão parabenizou Musafir pelo centro e adiantou que vai destinar emenda para integrar todo o sistema de saúde do município de Porto Nacional. “Fiz esse desafio ao meu amigo Quim Maia e vou fazer à prefeita Patrícia de Xambioá. Desta forma vai sobrar dinheiro da saúde, otimizando e planejando para aplicar em outras ações. Os recursos da saúde serão melhor aplicados e com certeza atenderá de forma exemplar as demandas do serviço público de saúde”, afirmou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarcelo Miranda participa de encontro estadual de Assistência Social
Próximo artigoJustiça condena ex-prefeito de Crixás por dispensa de licitação