Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Três itens são reincidentes nas planilhas de orçamento doméstico dos palmenses: contas de cartão de crédito, financiamento de automóvel e carnês em geral são os tipos de dívida mais apontados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Só em março, 71,3% dos entrevistados disseram que o cartão de crédito, por exemplo, era o principal tipo de dívida da família. “E isso tem sido assim por diversos meses, apesar da taxa de juros alta. O consumidor prefere utilizar o cartão pela praticidade, mas nem sempre coloca tudo na ponta do lápis e acaba se endividando”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Na lista dos tipos de dívida, o financiamento de carro está em segundo lugar, com 28,5%, e os carnês em terceiro, com 23%. O ranking conta, também, com financiamento de casa, cheque especial, crédito consignado, crédito pessoal, entre outros.

PEIC

De acordo com a pesquisa, 70,1% dos entrevistados se consideram endividados. Dentre eles, 13,5% estão com contas em atraso e 0,1% não terão como quitá-las no próximo mês. A PEIC mostrou que o palmense leva aproximadamente 53,3 dias para pagar as contas atrasadas e compromete cerca de 8,5 meses com as dívidas. O comprometimento médio da renda mensal das famílias de Palmas ficou em 32,4% em março.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSisepe convoca sindicalizados para ato contra Reforma da Previdência
Próximo artigoAguiarnópolis: Menor é apreendido suspeito de roubo de celulares