Prazos previstos no TAC já foram descumpridos
Prazos previstos no TAC já foram descumpridos
Prazos previstos no TAC já foram descumpridos

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, pediu na última sexta-feira, 20, o cumprimento das obrigações previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Governo do Estado, Município de Araguaína e Clínica de Repouso São Francisco, em setembro de 2013, e homologado pela Juiza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Araguaína. De acordo com a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D’Alessandro, o Governo do Estado não cumpriu o compromisso assumido judicialmente para a garantia do tratamento de pacientes com transtornos mentais.

A Promotora de Justiça requer que o Estado do Tocantins cumpra, no prazo de 10 dias, os itens acordados no TAC ou que pague multa diária R$ 5 mil, até o limite de R$ 500 mil.

No TAC, o Governo do Estado se comprometeu a dar assistência aos pacientes internos na Clínica São Francisco e a contratar, em até 90 dias, uma outra clínica para internação de longa permanência de pacientes com transtornos mentais. A Promotora de Justiça informa que até o momento não houve contratação de nova clínica.

Outro compromisso assumido no Termo de Ajustamento de Conduta e que foi descumprido diz respeito à Ala Psiquiátrica do Hospital Regional de Araguaína. No documento, o Governo se comprometeu a construir ou entregar o setor com 10 leitos. Atualmente, a Ala Psiquiátrica funciona de forma precária, falta medicação e metade dos leitos estão ocupados por pacientes que deveriam estar internados ou em residência terapêutica. Ademais, não há equipe de enfermagem em número suficiente, nem segurança para os profissionais e pacientes.

Também não foi implementada nenhuma das duas residências terapêuticas previstas para a cidade. O prazo para a entrega da primeira residência era de 90 dias e 180 para a segunda. “Exaurido o prazo para o cumprimento do acordo homologado judicialmente e transcorrido prazo mais do que suficiente para a implementação de políticas públicas adequadas, não restou outra alternativa ao Ministério Público senão a busca das medidas coercitivas por parte do Judiciário”, disse Araína D’Alessandro em seu pedido.

A Promotora de Justiça solicita, ainda, que seja encaminhada toda documentação do processo à 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, que tem atuação na área de Patrimônio Público, para que se tome as medidas cabíveis a fim de responsabilizar aqueles que eventualmente tenham praticado conduta descrita na Lei de Improbidade Administrativa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem morre esmagado por caminhão de lixo em Araguaína
Próximo artigoEstado tem 20 dias para realizar 103 cirurgias ortopédicas de pacientes internados no HGP de Palmas