Comando de greve após protocolar contraproposta, nesta sexta-feira, 20, no Palácio Araguaia
Comando de greve após protocolar contraproposta, nesta sexta-feira, 20, no Palácio Araguaia
Comando de greve após protocolar contraproposta, nesta sexta-feira, 20, no Palácio Araguaia

O comando de greve da Polícia Civil protocolou, no final da manhã desta sexta-feira, 20 de março, no Palácio Araguaia, uma contraproposta ao governo do Estado como alternativa ao que foi oferecido pela administração estadual.

Pela contraproposta do comando de greve, o governo do Estado só precisaria incorporar o alinhamento da carreira dos policiais civis em janeiro de 2016, já com a tabela prevista para o ano que vem. Em contrapartida, o governo estadual emitiria títulos públicos que pudessem ser descontados pelos policiais em um banco conveniado com o Estado. Esses títulos teriam o valor total do alinhamento de 2015 e ficaria a cargo do Estado fazer esse convênio com o banco.

O policial que não quisesse pagar as taxas ao banco para receber o montante do alinhamento de 2015 de uma só vez neste ano terá a opção de receber retroativamente o dinheiro do próprio governo, em 36 parcelas, com a primeira sendo paga em janeiro de 2016.

Além disso, o governo retira a ação na Justiça que contesta a greve e se compromete a não descontar o ponto dos policiais grevistas.

O comando de greve destaca que essa contraproposta é viável e não compromete os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal do governo do Estado. “Elaboramos essa contraproposta com toda a responsabilidade e ainda levando em conta a dificuldade alegada pelo governo do Estado”, destacou o presidente do Sinpol-TO (Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins), Moisemar Marinho.

Os policiais civis do Tocantins estão em greve desde o dia 25 de fevereiro. O movimento paredista cobra o cumprimento da lei 2.851/2014, que faz o alinhamento da carreira dos policiais deixando apenas o nível superior na corporação.

A lei, resultado de oito anos de luta e negociação dos policiais com o governo do Estado, teve seus efeitos financeiros suspensos por um decreto do governador Marcelo Miranda. O alinhamento havia sido concedido aos policiais em 2007, na penúltima gestão do governador Marcelo Miranda. Porém, a regulamentação se arrastou por vários governos e só ocorreu em abril do ano passado, para ter efeitos financeiros parcelados em quatro anos a partir de janeiro de 2015.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantinenses tentam medalhas na Copa SP de Judô
Próximo artigoMPF solicita inquérito para apurar ato de policiais grevistas que impediram preso de comparecer a audiência