O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu nesta segunda-feira, 17, o embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye
O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu nesta segunda-feira, 17, o embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu na tarde desta segunda-feira, 17, no Palácio Araguaia, o embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye. O embaixador veio a Palmas participar de reuniões com representantes do Governo do Tocantins e da iniciativa privada para conhecer e discutir oportunidades de negócio entre o Tocantins e o seu país.

Na oportunidade, ele lembrou os dez anos da assinatura do acordo bilateral entre o Brasil e a Afríca do Sul e que a intenção é ampliar os negócios entre os dois países, especialmente nos setores de agricultura, infraestrutura e energia. Ntshikiwane Joseph afirmou que o seu país é a porta de entrada para o continente africano, daí a importância de empresas locais estabelecerem o intercâmbio de negócios com a África do Sul.

“O nosso papel é expandir esse intercâmbio com o Brasil e o Tocantins é um Estado em desenvolvimento. O que queremos é levar homens de negócio do Tocantins para visitar o nosso país e trazer os empresários da África do Sul para visitar o Brasil e o Tocantins”, destacou ele, lembrando que o Tocantins é um estado novo e a África do Sul uma democracia muito recente e que tem muito a aprender entre si. O embaixador disse que os principais interesses do seu país são na área de tecnologia, conhecimento em geral e intercâmbio de profissionais da área da agricultura. “Queremos entender como o Tocantins tem feito para envolver as famílias produtoras de forma tão bem sucedida”, ressaltou.

Por sua vez, o governador Mauro Carlesse destacou a satisfação em receber o representante do país africano, falou sobre o potencial do Estado, que conta com terras férteis, grande potencial hídrico, posição geográfica e a logística, que fazem do Tocantins o estado com maior índice de crescimento do País. Também sinalizou com a possibilidade de liderar uma missão à África do Sul com empresários tocantinenses e convidou o embaixador para visitar a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que constitui uma das maiores feiras do gênero do agronegócio do Brasil. “O Tocantins está no centro do Brasil, é um estado novo e em crescimento. Hoje, somos um dos principais centros de produção do país e é importante que conheçam a nossa Agrotins, que já é uma das maiores feiras de negócios do Brasil”, frisou.

Além do vice-governador Wanderlei Barbosa, participaram da reunião os secretários de Estado da Casa Civil, Rolf Vidal; da Comunicação, Élcio Mendes; da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini; o secretário-executivo da Governadoria, Divino Allan Siqueira; e da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lira.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDefensorias Públicas recebem apoio do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre
Próximo artigoII turma de Residência em Harmonização Funcional da Face acontece no Integrally Institute em Palmas-TO