Júnior Geo
Vereador Júnior Geo

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) publicou, nesta quinta-feira, 8 de novembro, nota pública sobre vídeo do vereador de Palmas Júnior Geo divulgados nas redes sociais. Também nesta quinta-feira, foi protocolado, na Câmara Municipal, um ofíocio alertando o vereador que “a convocação da população para envio de documentos com objetivo de propor ação judicial, seja ela individual ou coletiva, caracteriza prática irregular”. Assinado pelo presidente Walter Ohofugi e pelo ouvidor-geral da OAB-TO, Marcus Moreira, o documento avisa que o advogado que por ventura estiver contribuindo para captação ilegal será alvo de processo no TED (Tribunal de Ética e Disciplina).

O ofício foi protocolado por Moreira, pela conselheira Seccional Priscila Costa Martins e pelo presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Ênio Ênio Licino Horst. Sem sucesso, o vereador foi contatado por telefone para receber a notificação pessoalmente. A OAB vai buscar uma reunião com o paralmentar para detlhar as ilegalidades do vídeo.

Confira o vídeo divulgado por Júnior Geo:

Leia a nota pública na íntegra abaixo:

NOTA PÚBLICA

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL TOCANTINS, vem a público manifestar a sua preocupação e a sua posição institucional diante da veiculação de vídeos e mensagens em redes sociais e WhatsApp por membro do legislativo municipal para envio de documentos e dados com a promessa de promover ação judicial com o intuito de questionar valores de IPTU 2018 na cidade de Palmas.

Rechaçamos veementemente que membros da Câmara Municipal façam captação de pessoas e documentos através de redes sociais, tendo em vista que tal atividade constitui infração ética disciplinar, conforme a Lei Federal n.º 8.906/94), artigo 34, IV.

De acordo com o Estatuto da Advocacia, são privativas do advogado e da advogada as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas (art. 1º, inciso II).

Para o Código de Ética e o Estatuto da Advocacia, é infração disciplinar angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros.

Ressaltamos que o exercício irregular das atividades de advocacia pode causar prejuízos irreparáveis ao jurisdicionado. Somente o Advogado e a Advogada, devidamente inscrito (a) na Ordem dos Advogados do Brasil, tem capacidade postulatória para promover ação judicial.

Outrossim, diante dos inúmeros e constantes reclamos acerca dos possíveis aumentos abusivos de valores cobrados de IPTU 2018, informamos a toda sociedade palmense que a comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil já está mobilizada para elaboração de parecer jurídico para aferir a viabilidade de propositura de medidas judicias acerca do assunto.

Orientamos a todos os cidadãos que se sentirem lesados, que procurem um profissional Advogado ou Advogada de sua confiança.

A OAB-TO permanece vigilante e repudia a captação indevida de pessoas e o exercício ilegal da profissão. Agirá contra a atuação de bacharéis, advogados, empresas, associações e políticos que ofereçam serviços jurídicos de forma irregular aos cidadãos.

WALTER OHOFUGI JR.

PRESIDENTE

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputados estaduais recebem homenagem de vereadores na Assembleia
Próximo artigoCarro cai de altura de 20 metros e deixa estudante ferida em Araguaína