Na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, os vereadores do PDT do Tocantins, se juntaram a centenas de outros vereadores pedetistas do país, para participarem do  IV Seminário Nacional de Vereadores da legenda, que aconteceu no Hotel Nacional, em Brasília-DF.

O seminário  teve início na manhã de quinta-feira e discutiu “O Trabalhismo e a nova gestão pública municipal – Desafios à construção de um mandato transparente e participativo”.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, abriu o encontro falando sobre a necessidade de fortalecer o partido a partir da base: os vereadores. “Esse encontro é para nos aproximarmos da base do nosso partido, o vereador. Aquele que está mais próximo da população e conhece de perto as necessidades do povo. São eles que darão sustentação à candidatura de Ciro Gomes na caminhada rumo ao cargo máximo da República”.

O líder pedetista também lembrou a trajetória do trabalhismo como referência indispensável para a atuação partidária. “Getúlio lutou pela justiça social, por um país menos desigual a partir da soberania nacional e da valorização do trabalho e do trabalhador”, lembrou. “Precisamos conhecer nosso passado para construirmos um presente justo e alinhado com a nossa ideologia”, completou.

Em seguida, com a palavra, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, salientou a importância do partido no processo político brasileiro. “Temos consciência do papel do PDT nesse momento político que nos traz a oportunidade de assumir o protagonismo na política nacional. E vamos trabalhar, em nossas cidades, para construir essa realidade”, garantiu o representante dos vereadores no evento.

Manoel Dias, presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) – instituição responsável pelo evento – foi o último a falar na manhã do primeiro dia. “O Brasil está vivendo um dos seus piores momentos da história da República. Nessa hora, cabe a nós como único partido popular viável, oferecer uma alternativa ao povo brasileiro”, afirmou ao lembrar  também da próxima eleição presidencial.

Na parte da tarde, o ex-governador e pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, falou em palestra para todos os presentes. “Estou pronto para a tarefa do PDT em ser Presidente da República”, afirmou Ciro Gomes que falou para mais de 400 vereadores de todo Brasil.

Ciro atacou a política econômica nacional afirmando que a riqueza do país é escoada brutalmente para o exterior. “A gente fornece petróleo para outros países e compra combustível deles porque não temos capacidade de produzir. Ou seja, despejamos os nossos recursos por falta de qualificação”, explicou.

“Estou aqui para cumprir a missão que o partido determinar. Se for servir ao meu país na presidência da República, farei com a maturidade adquirida em minha caminhada política e com a energia que nossos jovens vereadores irradiam hoje aqui”, afirmou Ciro com a consciência de quem está preparado para liderar a recuperação do país.

Atividades

Ao longo dos dois dias, os presentes assistiram palestras e participaram de debates sobre gestão, comunicação, processo legislativo, dentre outros pontos fundamentais para ampliar os resultados da atuação dos parlamentares nas Câmaras Municipais.

Tocantinenses 

O vereador de Araguaína, Israel da Terezona, disse que os dois dias de evento foram importantes para a consolidação da filosofia trabalhista nos parlamentares de todo o Brasil. “Saímos daqui convictos que estamos no caminhos certo e em um partido compromissado com as causas populares. O Trabalhismo é sem dúvida uma alternativa viável para o país. Temos o nome mais preparado para a presidência da república e capaz de trazer o país de volta ao trilhos”, disse o pedetista araguainense.

Já o coordenador da caravana tocantinense e secretário geral da legenda no estado, Alberto Nascimento Neto, também comentou  positivamente sobre o Seminário. “Realmente foi um evento acima da média, com um formato diferenciado e interativo que agradou a todos. Temas importantes nacionais e que podem ser aplicados nos estados e municípios foram uma tônica marcante do evento. O que nos deixa mais orgulhosos de sermos filiados ao PDT é observar que em meio a toda essa crise de denúncias e problemas que assolam a política do país, o PDT é um dos poucos partidos que passa a margem de tudo isso”, finalizou. (Com informações do PDT Nacional)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia prende dois homens, recupera motos e celulares roubados
Próximo artigoServidor público é preso em Augustinópolis por fraude em licitação