O ex-prefeito de Pium Nilton Bandeira Franco e sua esposa e ex-secretária municipal de Saúde, Alessandra Franco Fonseca, foram condenados em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo a condenação, Alessandra Franco recebeu ilicitamente a acumulação de subsídios referentes aos cargos de auditora fiscal do Estado e de secretária municipal de Saúde, entre janeiro de 2005 e novembro de 2011, período em que trabalhou apenas na Prefeitura de Pium. Nilton Franco, por ser o ordenador de despesas do município e esposo de Alessandra, foi beneficiado de modo indireto com o enriquecimento ilícito.

O entendimento judicial é o de que o ex-prefeito, ao autorizar o pagamento de subsídios para Alessandra Franco, contrariou o ato administrativo do Governo do Estado que colocou a servidora à disposição do município, prevendo o ônus do pagamento de subsídios para o próprio Estado. Além de contrariar o ato administrativo, a conduta do então prefeito também desrespeitou o princípio constitucional da Legalidade.

Já Alessandra Franco teria desrespeitado o princípio constitucional da Moralidade, ao ser beneficiada reiteradamente com verba pública municipal quando já estava sendo remunerada pelo Estado.

A condenação dos dois requeridos foi proferida pelo juiz Jorge Amâncio de Oliveira, no último dia 6 de dezembro.

Penalidades

Os dois ex-gestores foram condenados a ressarcir o dano de R$ 127.964,25 causado aos cofres do município, correspondente à soma dos subsídios pagos irregularmente. Também terão que pagar multa correspondente a três vezes o valor do enriquecimento ilícito (R$ 383.892,78), a qual será revertida para os cofres municipais.

Nilton Bandeira Franco e Alessandra Franco Fonseca também foram condenados à perda de qualquer função ou cargo público que estejam exercendo quando a sentença transitar em julgado, à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 10 anos e à proibição de receberem benefícios fiscais e de crédito, direta ou indiretamente, também pelo prazo de 10 anos.

Cabe recurso da decisão judicial, proferida em primeira instância.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUm dos cinco bandidos morto em troca de tiros com a PM usava tornozeleira eletrônica
Próximo artigoLuta contra o Aedes ganha reforço em Pedro Afonso