Foto: Dicom/AL
Foto: Dicom/AL
Foto: Dicom/AL

O deputado estadual Valdemar Junior (PSD) propôs nesta terça-feira, 23, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um possível cartel nos postos de combustíveis no Tocantins. O problema, segundo o parlamentar, é mais grave em Palmas.

Segundo Valdemar, a proposta de criação da CPI partiu da reclamação de pessoas que o procuram constantemente para questionar o preço dos combustíveis, sobretudo na capital.

“É preciso verificarmos se os preços [em Palmas] se justificam. Por que a diferença de preços [entre Palmas e cidades vizinhas] é tão grande? Será que os que vendem mais barato estão adulterando os combustíveis? Temos que investigar isso”, defendeu o parlamentar.

Ao buscar o apoio de seus colegas para a criação da CPI, Valdemar fez uma comparação entre os preços dos combustíveis em Palmas e Porto Nacional, distante cerca de 60 KM de Palmas. Na capital, o litro da gasolina é comercializado por até R$ 4,15; na cidade vizinha, o mesmo combustível é vendido a R$ 3,50 o litro.

Apoio

Além do autor da proposta, o pedido de CPI foi assinado por outros 16 deputados estaduais. São eles: Toinho Andrade (PSD), Vilmar do Detran (SD), Junior Evangelista (PRTB), Zé Roberto (PT), Amália Santana (PT), Amélio Cayres (SD), Cleinton Cardoso (PSL), Wanderlei Barbosa (SD), Nilton Franco (PMDB), Elenil da Penha (PMDB), Rocha Miranda (PMDB), Eli Borges (PROS), Ricardo Ayres (PSB), Olyntho Neto (PSDB), José Salomão (PT) e Luana Ribeiro (PR).

A CPI

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a Comissão Parlamentar de Inquérito apura fato determinado e por prazo certo. Ela tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos em lei e no Regimento da Casa de Leis do Estado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSenar está cadastrando pessoas jurídicas para atuarem como tutores do Curso Técnico em Agronegócio  
Próximo artigoAcontece em Palmas I Seminário Integrador da Pesca Artesanal do Araguaia