Servidores estão em greve desde o dia 2 de fevereiro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Servidores estão em greve desde o dia 2 de fevereiro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Servidores estão em greve desde o dia 2 de fevereiro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

No final da manhã desta terça-feira, 23, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir, recebeu os representantes e o presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins (Seet), Claudean Pereira Lima, com a intenção de tratar sobre as demandas para finalizar greve da categoria.

Na ocasião, o secretário informou que as solicitações que competiam à Saúde e poderiam ser atendidas estão em andamento. “O que podia ser feito de imediato, fizemos. As outras coisas quero conseguir juntamente com vocês. A Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], de acordo com orientação de priorização de ações, está trabalhando arduamente para regularizar o abastecimento de materiais e medicamentos, estamos com inventário de todos os itens do Almoxarifado Central e de todos os 19 hospitais, isso para atender a um dos pedidos de vocês, mas para beneficiar o paciente. Assim como vocês pediram, nós também fizemos uma recomendação à empresa de alimentação para que melhore a qualidade do que está sendo servido nos hospitais, como, de fato, achamos que deve ser feito. A secretaria vai estudar o redimensionamento da enfermagem, assim como faremos a readequação do repouso, quando houver a liberação do recursos que estamos buscando”, disse o secretário.

Sobre a questão do redimensionamento da enfermagem, Musafir ainda acrescentou a proposta da criação de uma Câmara Técnica de Enfermagem que envolva os chefes das áreas nos hospitais para rever a questão da distribuição das horas.

“O governo quer ver vocês bem, quer dar boas condições de trabalho aos servidores, mas para isso precisamos ter condições econômicas. O Estado, assim como o Brasil todo, está passando por um momento muito difícil e nós precisamos estar juntos. A secretaria precisa da ajuda de vocês, precisa que o controle do movimento nos ajude, porque nós não podemos e não vamos prometer o que não podemos cumprir”, disse.

O presidente do sindicato afirmou que entende o difícil momento pelo qual o Estado está passando e percebe o esforço que vem sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde. “Nós percebemos o esforço da Sesau e vamos levar essa conversa para os trabalhadores avaliarem”, informou.

Pagamento

O Governo do Estado assumiu o compromisso de pagar os plantões extras dos servidores da Saúde referentes a setembro de 2015 e também o pagamento do mês dos adicionais de insalubridade e noturno já no dia 13 de março. O impacto na folha de pagamento será de R$ 3,3 milhões.

Em cumprimento ao que foi acordado com as entidades classistas, representantes dos servidores, durante reunião que aconteceu na sede da Sesau, no último dia 15, o secretário da Administração, Geferson Barros, enviou, nesta semana, um ofício em resposta às reivindicações da categoria,  sugerindo a formulação de um novo cronograma, a ser discutido em conjunto com os sindicatos até abril, quando será avaliada a evolução da receita frente às despesas correntes do Executivo, para aplicação a partir de maio.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça pede interrupção da construção de monumento do Cristo em Novo Acordo
Próximo artigoSinpol recorre da decisão do presidente do tribunal de justiça sobre alinhamento salarial da polícia civil