Edital 2016O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) divulgou nesta segunda-feira, 15, a abertura de processo seletivo para a contratação de Técnico de Campo para o Projeto “Produção Sustentável em Áreas já Convertidas para o Uso Agropecuário, com base no Plano ABC. A contratação é destinada à consultoria individual para a prestação dos serviços de Assistência Técnica e Gerencial em propriedades rurais localizadas no Estado do Tocantins, vinculadas ao Projeto ABC Cerrado.

O projeto “Produção Sustentável em Áreas já Convertidas para o Uso Agropecuário” (com base no Plano ABC) – ABC Cerrado é um dos quatro projetos que compõem o Plano de Investimentos do Brasil, aprovado junto ao Programa de Investimento Florestal (FIP) do Fundo Estratégico do Clima (SCF). O Projeto ABC Cerrado deverá contribuir, em sinergia com os demais projetos, para a promoção do uso sustentável das terras e melhoria da gestão florestal do bioma Cerrado, segundo maior bioma do País e da América do Sul, contribuindo para a redução da pressão sobre as florestas remanescentes, diminuição das emissões de gases de efeito estufa e aumento do sequestro de carbono.

O Plano ABC

O objetivo geral do Plano ABC é garantir o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas e práticas de uso e manejo sustentável dos recursos naturais, bem como de suas adoções por parte do setor agropecuário, que reduzam as emissões de gases de efeito estufa, ou aumentem a fixação de CO2 na vegetação e no solo envolvidos no uso agropecuário e florestal da terra, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade.

O Plano é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação e um programa com as ações de adaptação às mudanças do clima. As técnicas utilizadas sob o Plano ABC, sempre para áreas previamente convertidas, são: Sistema Plantio Direto; Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Sistemas Agroflorestais; Plantio de Florestas Comerciais; Fixação Biológica de Nitrogênio e Tratamento de Dejetos Animais.

Um dos instrumentos centrais do Plano ABC é a oferta de crédito diferenciado, que pode ser acessado pelo produtor rural que adotar boas práticas agronômicas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, servindo como um incentivo para agricultores converterem suas práticas agrícolas convencionais para práticas com baixa emissão de carbono.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.