Esta segunda-feira, 1º de fevereiro, foi o dia de retorno às aulas na Rede Municipal de Ensino de Araguaína. Ao todo, são mais de 19 mil alunos matriculados nas 77 unidades de ensino do Município. Um dia de boas-vindas, conhecer novos amigos e professores ou reencontrá-los.

Como é o caso da sobrinha da dona de casa Domingas Sousa Silva, a pequena Gabriela, de 7 anos. A menina foi para o primeiro dia de aula na Escola Municipal Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul. “Ela estava super eufórica para conhecer os novos amigos, a nova escola e os professores”, disse a tia explicando que a pequena Gabriela tinha mudado de escola e era tudo novidade para ela. “Ela é muito inteligente, aplicada e acho que vai se dar muito bem na escola nova”, completou Domingas.

A diretora da escola onde a pequena Gabriela vai estudar agora, Ângela Cruz, comentou sobre os primeiros dias de aula para os estudantes da unidade. “Hoje fizemos uma pequena excursão com os alunos, em todos os departamentos, para eles saberem como é a unidade, o que é e qual a função de cada departamento”, explicou.

Ângela ainda contou que os alunos estavam ansiosos para voltarem às aulas porque já sabiam que voltariam com mais uma novidade: ar condicionado em todas as salas. “Alguns até trouxeram casacos, porque se sentirem frio, vão usá-los”, disse a diretora.

Outro ponto observado pela diretora da unidade foi que teve muitos alunos novos vindos de escolas particulares. “Eles estão conhecendo a nova escola e estão animados”, destacou.

Creches

As creches também começaram as suas atividades nesta segunda-feira. O Centro de Educação Infantil Cora Coralina, no Residencial Costa Esmeralda, recepcionou os pequenos com muitas atividades recreativas.

A diretora da unidade, Marzonete Duarte da Silva, explicou que nesta primeira semana de aula serão realizadas atividades lúdicas com as crianças, para que possam se acostumar com o ambiente e conhecendo os outros companheiros de sala e também os educadores.

“Os professores vão fazer um diagnóstico essa semana, observando as crianças a partir das brincadeiras desenvolvidas em sala de aula e, a partir disso, trabalharem em cima do que eles perceberem na relação com as crianças, de acordo com o comportamento delas”, pontuou.

Vagas disponíveis

O Município tem um total de 22 mil vagas, deste total, mais de 19 mil já foram preenchidas e as escolas e creches ainda disponibilizam mais de duas mil vagas, para os pais que por algum motivo ainda não tiveram a oportunidade de matricular as crianças. Com a entrega de mais creches até março, mais 1.100 vagas serão disponibilizadas.

Na creche da Vila Azul ainda tem mais de 200 vagas a serem preenchidas.

Rede Municipal

O Município de Araguaína conta com 34 escolas e 27 creches, na zona urbana. Já na zona rural, são 16 escolas. Qualquer dúvida sobre o início das aulas, os pais podem ligar diretamente na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer no 3411-5607.

Reconhecimento

Araguaína vem se destacando no cenário regional e nacional em relação aos índices de desenvolvimento socioeconômico. Na Educação, com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), divulgados recentemente, o Município está com alto desenvolvimento, ficando com uma pontuação de 0,8463.

Em 2015, Araguaína recebeu o Prêmio “Excelência em Educação”, do Instituto Ayrton Senna, um dos motivos da conquista foi a evasão zero na primeira fase do ensino fundamental e do salto no índice do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de 4,3% em 2007 para 5,4% em 2013.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAtraso de repasses do governo deixa sindicatos em prejuízos com suas atividades; secretário é notificado
Próximo artigoSeduc publica edital para seleção de artigos científicos sobre educação básica no Tocantins