Divulgação
Divulgação
Divulgação

Araguaína intensifica as atenções na luta contra a proliferação do Aedes aegypti. Para isso, foi necessário a mobilização de toda a Rede Municipal de Ensino, começando pela Educação Infantil até a primeira fase do Ensino Fundamental. Escolas e creches desenvolvem ações preventivas de combate ao mosquito com os alunos, do berçário ao 5º ano.

Entre as ações estão palestras, apresentações teatrais, passeios, entrega de panfletos, caminhadas e mutirões nos bairros, oficinas e aulas com foco na prevenção. No Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Regina, no Setor Dom Orione, já foram realizadas aulas e oficinas com as crianças. Momentos educativos e mobilizações, com palestras e caminhadas, mostraram aos alunos e comunidade como cuidar do ambiente da escola e de casa para que o mosquito não se prolifere.

“Esta é uma forma de abranger ainda mais o trabalho de prevenção contra a dengue, febre chikungunya e o vírus Zica, tudo que eles aprendem aqui, de alguma forma, repassam às suas famílias”, relatou Ronilda Silva Lima, gestora do CEI Dona Regina.

Nas escolas e creches de Araguaína, o trabalho conta com a parceria da Secretaria da Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com profissionais realizando palestras e tirando as dúvidas das crianças sobre as doenças transmitidas pelo Aedes.

Oficinas de como criar armadilhas para pegar o mosquito também foram realizadas com as crianças. Outras ações como recolher vasilhas, latas e pneus, além de palestras e caminhadas no combate ao mosquito, devem prosseguir durante todo o ano nas programações das escolas e creches.

 Um dos destaques da programação desta sexta-feira, 26, nas unidades de ensino do Município, é a apresentação teatral dos alunos do berçário do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Maria de Fátima Santos Oliveira, no Setor Dom Orione.  A programação, que inicia às 16 horas, pretende conscientizar os pais dos riscos de manter focos em casa e em lotes baldios e contará ainda com palestras e outras atividades.

Programação dia 26 (sexta-feira)

7h – Palestras e confecção e painéis – Escola Casemiro Ferreira Soares – Rua Rio Lontra, s/nº, Setor Urbano;

8h – Teatro e coreografia “Fora, Dengue” – Escola João de Sousa Lima – Av. Campos Elísios, s/nº Setor Itapuã  

14h – Palestra sobre o vírus Zika e Dengue – CEI Cora Coralina – Setor Costa Esmeralda;

16h – Panfletagem no bairro com alunos – Escola Tereza Hilário Ribeiro – Rua do Colégio, s/nº, Setor Raizal;

16h – Apresentação teatral com alunos do berçário, além de palestras e outras atividades – CEI Professora Maria de Fátima Santos Oliveira, Rua 08, nº 54, Setor Dom Orione.(Abdon Barbosa)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicato dos policiais civis leva demandas da categoria ao MPE e cobra providências judiciais
Próximo artigoEm Palmas, contratos de painéis de trânsito podem ser cancelados a pedido dos Ministérios Públicos Estadual e de Contas