Pareceres do MPE dão sinal verde para candidatura de Amastha a governador e também à coligação com o PT

Citado como esperança de mudança na forma de fazer a gestão do governo do Estado durante encontro regional do PSB em Dianópolis, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, destacou algumas das potencialidades e disse acreditar que o Tocantins tem jeito de mudar para melhor.

Entre os caminhos, segundo ele, estão planejamento, gestão eficaz, comprometimento, vontade política e responsabilidade com a população. Na cidade, políticos da região, lideranças do PSB, de outros partidos e comunidade tiveram a oportunidade de ouvir relatos de Amastha sobre a experiência da administração de Palmas e do cenário político estadual. “O Tocantins tem potencial, isso todos nós sabemos. É só arrumar aquela bagunça lá [no Palácio Araguaia] que esse Estado dá certo”, comentou Amastha, que nesta semana assumiu a presidência da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Entre os exemplos, ele citou ações em Palmas na área do turismo, investimento na saúde e educação, que são referências nacionais, e apoio à produção e geração de emprego e renda. No seu pronunciamento, abordou com detalhes algumas das principais potencialidades desperdiçadas no Estado como, por exemplo, projetos de irrigação, fruticultura, de produção de peixes e em outras áreas como turismo e empreendedorismo.

A crítica foi feita na noite dessa sexta-feira, 12, durante reunião do PSB em Dianópolis, no sudeste tocantinense. O encontro encerrou a agenda de Amastha na região nesta sexta, que contou ainda com compromissos políticos em Almas, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins e Novo Jardim.

Na manhã deste sábado, 13, Amastha tem mais compromissos no sudeste, especificamente em Dianópolis e Taguatinga.  À tarde, ele vai ao município de Paranã. Nesses locais, o prefeito tem homologado comissões de diretórios municipais e abonado fichas de filiação de novas lideranças do partido, do qual é presidente regional.

PASSEIO NA HOLANDA

Ao reclamar do não pagamento da dívida de cerca de R$ 7 milhões que a gestão estadual tem com a prefeitura de Palmas na área da saúde, Carlos Amastha criticou o que classificou de descaso do governador Marcelo Miranda com o Tocantins. “O Tocantins todo abandonado, com atrasos nos repasses aos municípios e de pagamento dos servidores, e onde está o governador? Passeando na Holanda com esposa e amigos com o dinheiro público”, afirmou. Ao todo, dez pessoas integram a comitiva do Tocantins na Holanda. Os custos não foram divulgados.

Ainda sobre a viagem do governador Marcelo Miranda sobre o pretexto de participar de uma feira de turismo na Holanda, Amastha emendou: “Nesses quatro anos teve uma única política pública para o turismo no Estado? Nenhuma. Enquanto isso, salários atrasados, verba que é direito dos municípios, como no caso de Palmas, atrasado, como está atrasado o repasse do transporte escolar, a saúde do jeito que está, as estradas um caos, enfim…”

ESPERANÇA PARA O TOCANTINS

Ao abrir a reunião do PSB em Dianópolis, o prefeito da cidade, Padre Gleibson, disse que Amastha é a esperança de mudança na forma de gestão do Estado. “Temos um Estado carente, à espera de mudança na forma de fazer gestão. Hoje está um completo descaso. E Amastha é a nossa esperança, com sua ousadia, experiência, jeito empreendedor e os exemplos que Palmas está dando aos demais municípios”, disse.

Padre Gleibson conclamou as lideranças e a os moradores de Dianópolis para colaborar na construção de um projeto diferente para o Tocantins. “Vamos para a rua, vamos à luta para tirar o Estado da situação que está. Todos nós, cidadãos, temos essa responsabilidade”, argumentou, sendo muito aplaudido.

DIRETÓRIOS

Ainda em Dianópolis, Amastha instituiu o diretório do PSB em Dianópolis, que tem Robson Barros Dourado como presidente, Domingos Silva Ciqueira vice e Griciele Cardoso na secretaria-geral. Poucas horas antes, numa reunião prestigiada por membros da comunidade, havia instituído a comissão de Novo Jardim, com o vereador Milton Ribeiro da Costa, o Miltim como presidente, tendo Ivany Rodrigues na vice-presidência e Ivoneide Siqueira dos Santos como secretária-geral. Nessas cidades, o prefeito recebeu manifestação de apoio para pré-candidatura ao governo do Estado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno lança Refis com desconto de até 90% nos juros e multas
Próximo artigoHomem é detido suspeito de fazer ‘gambiarra’ de energia elétrica em Palmas