Escola 7 de setembro no Povoado Passarinho, em Tocantinópolis
Escola 7 de setembro no Povoado Passarinho, em Tocantinópolis
Escola 7 de setembro no Povoado Passarinho, em Tocantinópolis

Após reunião com os moradores dos Povoados Passarinho e Mumbuca, zona rural de Tocantinópolis, ocorrida na manhã desta segunda e terça-feira, 9 e 10, respectivamente, o Governo Municipal comunica que as atividades escolares nos referidos povoados deverão permanecer.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura esteve presente durante os encontros, onde na oportunidade solicitou aos pais dos alunos para que continuassem com seus filhos matriculados nas unidades de ensino, pois havendo dispersão no fluxo de estudantes, a tendência é que as escolas percam consideravelmente com a saída desses alunos, acarretando assim, a interrupção das unidades escolares.

Durante reunião, os pais se comprometeram em comum acordo a permanecer com seus filhos matriculados nas instituições educacionais do município.

Primando por uma boa educação e melhor rendimento escolar, desde 2009 a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo um trabalho de nucleação em algumas escolas, de forma a contemplar a demanda de cada localidade.

Por apresentarem baixa demanda de alunos, cogitou-se o fechamento das Escolas Municipais Rawlison Aguiar da Silva (Povoado Mumbuca) e 7 de Setembro (Povoado Passarinho). Nessas escolas, o número de estudantes em salas multisseriadas predominam e por esta razão, o Poder Executivo anteviu a suspensão temporária das atividades nestas unidades nos respectivos povoados.

Porém, primando pelo exímio do direito mútuo e após muito diálogo com a comunidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura pontou as demandas do município e ouviu o apelo da sociedade, mantendo o atendimento educacional nos espaços compreendidos.

O Governo Municipal ressalta que, em permanecendo o déficit no número de alunos na comunidade escolar dos Povoados, manterá a decisão da suspensão do funcionamento das escolas no próximo ano, conforme apregoa o sistema estadual de matrículas, onde prevê, de acordo com o procedimento de matrículas, o número mínimo de 15 alunos por turma, caso contrário, as turmas serão multisseriadas. Sendo que o município já vem sendo solicitado a cumprir esse percentual.

O Governo Municipal reitera que, todos os esforços têm sido direcionados a garantir o bom funcionamento da rede de ensino, primando acima de tudo, por uma Educação inclusiva e de qualidade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEstabelecimentos agropecuários devem realizar recadastramento junto à Adapec
Próximo artigoSecretário estadual da Saúde será investigado por homicídio e outros crimes