Alunas - foto: ascom
Alunas – foto: ascom

Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, as aulas iniciarão para 77 das 81 unidades de ensino do município em Araguaína. Com a proximidade da data, os estudantes já estão contando as horas para conhecer ou reencontrar os professores, amigos e as atividades escolares. Momento ainda mais especial para a Ana Beatriz Silva, de oito anos, e outros 600 estudantes com deficiência matriculados em todas as modalidades de ensino.

A Ana Beatriz mora no Bairro de Fátima e estuda na Escola Municipal Manoel Lira, no Setor Nova Araguaína. Assim como ela, parte dos estudantes deficientes é atendida pelo serviço de transporte porta a porta. O Município dispõe de dois ônibus com acessibilidade para realizar o transporte desses estudantes.

Neste ano, a Ana Beatriz vai cursar o 2º ano do Ensino Fundamental. A mãe dela, Maria Valda Silva, conta que ela gosta de ir à escola, onde tem oportunidade de ampliar sua capacidade de interação com outras crianças e adultos fora do núcleo familiar.

Ampliação de vagas e reestruturação da rede

Neste ano, o número de vagas na Rede Pública Municipal foi ampliado de 17 mil para 25 mil, o que possibilitou a reestruturação da rede e o remanejamento de estudantes para mais próximo de suas casas. Como foi o caso dos alunos da Vila Azul matriculados na Escola Municipal Luzia Machado, no Centro da cidade. Eles foram remanejados para unidades mais próximas de suas residências, até que a Escola de Tempo Integral do setor fique pronta.

Nas creches dos setores Monte Sinai e Novo Horizonte e na Escola Municipal e creche do Lago Azul as aulas terão início em outra data a ser divulgada. “Haverá uma diferença do calendário para esses alunos porque os equipamentos adquiridos para essas novas unidades ainda estão sendo entregues. Contudo, os dias letivos serão repostos”, informou o secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley de Oliveira.

Avanços na Educação

Em quatro anos, foram investidos mais de R$ 12,5 milhões na Educação de Araguaína entre recursos federais e municipais. Foram ampliadas e reformadas 18 unidades de ensino, cinco reconstruídas e três novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência.

Todas as salas de aula da Rede Municipal têm ar-condicionado, inclusive as da zona rural. (Mara Santos)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOAB conquista área para construção de nova sede em Araguaína
Próximo artigoAraguaína reúne outros municípios do norte em consórcio para buscar recursos