Atendendo a demanda da população de Pedro Afonso, com a finalidade de tratarem sobre a implantação de um campus universitário na cidade, o secretário de estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, convidou a reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, para uma reunião com lideranças do município, realizada nesta quinta-feira, 14, na Secretaria de Estado da Educação.

“Em visita recente à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, recebemos da comunidade a solicitação de intermediar a instalação de um polo universitário na cidade para atender àquela região. Com isso nós agendamos essa primeira conversa com a Unitins, que considero ser a ideal, por ser uma instituição estadual e que cumpre seu papel estratégico de cooperar com o desenvolvimento do Tocantins”, relatou o secretário da Educação.

Segundo a reitora da Unitins, um grupo de estudos será formado para analisar a possibilidade dessa implantação. “A Seduc nos encaminhou a demanda e a Unitins está analisando a possibilidade de incorporar o campus de Pedro Afonso. Agora iremos formar uma comissão com representantes da Universidade, da Seduc e da comunidade local para discutirmos a viabilidade da instituição deste polo, que vai contribuir para o desenvolvimento do Estado por meio do ensino superior”, explicou.

Um dos representantes da população pedroafonsina, o empresário Sérgio Terra de Souza destacou a importância da chegada da universidade estadual ao município. “Com o polo da Unitins em Pedro Afonso os estudantes terão condições de cursar o ensino superior público de qualidade sem a necessidade de sair da cidade. Um grande avanço, com certeza”, pontuou.

Na oportunidade o secretário da Educação também sugeriu que sejam ofertados, inicialmente, em Pedro Afonso, três cursos que irão oportunizar a formação superior a uma parcela maior da população local e suprir a carência de profissionais ligados às áreas afins na região. Os cursos indicados levam em conta o potencial econômico e turístico da localidade. São eles: Agroecologia; Turismo Patrimonial Socioambiental e Licenciatura Intercultural Bilingue.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorApós sisepe cobrar, Banco do Brasil vai estornar dinheiro dos servidores públicos
Próximo artigoInscrições para curso sobre atualização do CPC se encerram nesta sexta,15