A Prefeitura, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram na manhã deste domingo (10), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ato solene de posse dos conselheiros tutelares que estarão à frente do Conselho Tutelar de Tocantinópolis no período de 2016 a 2019.

O pleito, realizado no dia 04 de outubro de 2015, elegeu cinco novos conselheiros. Foram empossados Aldejúnior Pereira, Roseni Fernandes, Ildenei (Dinê), Cláudia Alves e Cristiane Silva, que comporão as vagas de eletivas do primeiro escalão do Conselho Tutelar. Durante o ato solene, foram empossados ainda como suplentes Lindonete Silva, Edleuda Ribeiro, Terezinha de Jesus, Alan Almeida e Eliumira Rodrigues.

Os novos conselheiros tutelares assumiram seus postos nesta segunda-feira (11), definindo as ações e trabalhos que serão desenvolvidos ao longo desse mandato que encerra daqui a quatro anos.

A secretaria de Assistência Social, Walderice Silva parabenizou os nomes membros e de destacou o trabalho da instituição no município. “O Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente trabalha lado a lado com o Conselho Tutelar. Quero parabenizar os conselheiros tutelares que estão tomando posse hoje, que eles posam ter sorte, sabedoria nesses quatro anos que seguem o trabalho deles. Que possam estar trabalhando juntos com a rede socioeducativa do Ministério Público, Polícia Militar, CREAS, CRAS, enfim, todos os órgãos e entidades que fazem parte dessa rede”, disse.

O delegado de Polícia Civil, Dr. Tiago Daniel de Morais também esteve presente na solenidade e destacou a importância do órgão no município. “Agradecer em nome da Delegacia Regional da Criança e Adolescente, o trabalho que foi realizado pelos conselheiros que estão saindo. Sei que o trabalho é árduo, duro e o pessoal desempenhou muito bem. Eu desejo boa sorte aos que estão entrando. Como o trabalho dos anteriores, também não vai ser fácil, parece que a cada dia que passa fica mais difícil, cada vez complicado educar uma sociedade que evolui num ritmo alucinante e as pessoas que educam às vezes não consegue acompanhar. Então as dificuldades aumentam, o trabalho aumenta, mas luta, a vontade e a determinação de todos nós devem aumentar na mesma proporção ou até maior pra que a gente consiga tirar os jovens e nossos adolescentes do mau caminho. E eu sempre cito como exemplo o trabalho do maestro Dário, o trabalho da Banda Municipal, aonde todos são adolescentes, são pessoas brilhantes, exemplares e é o exemplo que eu quero deixar pra todos os adolescentes da nossa cidade, que sigam os caminhos, que não sejam numa banda ou no esporte, mas que seja um bom filho, bom amigo e bom aluno. Se seguirem os exemplos dos meninos desta banda serão pessoas de bem, pessoas dedicadas e o trabalho do Conselho diminui, o trabalho da polícia diminui e a felicidade das pessoas aumenta”, frisou o delegado.

O conselheiro Aldejúnior Pereira pediu apoio para os novos membros da instituição e enfatizou o trabalho a ser realizado durante esses quatro anos de mandato. “Iremos divulgar realmente o que é e qual a missão do Conselho e para isso queremos o apoio de todas as redes, pois é de grande importância. Sem essa união e a parceria, o Conselho não conseguirá dá um passo sequer. Por isso pedimos o apoio de toda essa rede e com certeza o Conselho Tutelar será amigo de toda essa rede, do CREAS, do CRAS, do poder executivo, judiciário e legislativo. Vamos trabalhar ombro a ombro empenhados em proporcionar um ótimo e excelente trabalho para nossa comunidade tocantinopolina, em prol das nossas crianças e de nossos adolescentes. O Conselho Tutelar é amigo da sociedade, da comunidade e da família”, disse.

Aldejúnior disse ainda que pretende desfazer a visão negativa que muitos têm a respeito do Conselho propondo novas ideias e novos objetivos para toda a sociedade e assistidos. “O Conselho veio para ajudar e vai continuar ajudando as famílias que necessitam de um apoio, de um conselho, de uma conversa amiga e com essas parcerias teremos êxito. Iremos visitar as escolas, fazer palestras com as comunidades, com os líderes e diretores de todos os bairros e falar a importância do Conselho Tutelar, pois muitos ainda têm uma concepção de que o Conselho Tutelar é o bicho-papão, é uma força de repreender o povo e a comunidade, mas na realidade não é isso, o Conselho é amigo, é braço forte, é amizade, é companheirismo e estamos aqui para ajudar aos pais e as famílias a estruturar uma criança que está crescendo e em formação a ser o cidadão de amanhã, para que ele não venha a integrar um presidio ou algo de retrocesso à sociedade, então esse é o objetivo dos conselheiros”, concluiu.

O juiz de direto da Comarca de Tocantinópolis, Dr. Arióstenis Guimarães Vieira disse que nesses três anos que reside no município percebeu que o trabalho do qual vem sendo prestado pelo Conselho Tutelar é bastante notório e significativo para a sociedade. “O Conselho tutelar é um dos bons e grandes exemplos que temos em Tocantinópolis, porquê os conselheiros que saem, a estrutura que atuou nesses últimos quatro anos, pelo menos nesses últimos três anos que eu presenciei, nós testemunhamos evoluções e evoluções no plural, melhorias foram efetivamente implementadas, assim como a Banda Municipal, por exemplo, pois é uma das coisas bem mais interessantes e iluminadas que um gestor pode fazer que é investir em cultura. A Banda é a demonstração clara de que boa parte do que a mídia diz é uma grande farsa, uma grande mentira. Parabenizo os novos conselheiros e que todos sejam atuantes em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destacou.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Aderson Buxim (PR) esteve representando o prefeito Fabion Gomes na solenidade e aproveitou para destacar o trabalho do Conselho e o projeto de lei que tramita na Casa de Leis em favor dos conselheiros tutelares. “Parabenizo todos os conselheiros tutelares. Como o prédio do Conselho fica em frente à Câmara, os conselheiros sempre conversam comigo sobre as dificuldades, os riscos que eles passam, então eu gostaria de pedir tanto em nome do prefeito que valorize mais os conselheiros tutelares. Inclusive lá tem um projeto para equiparar o salário dos conselheiros aos dos diretores do município e todos os vereadores estão empenhados em insistir com o prefeito para melhore os salários dos conselheiros. Até porquê é uma função de muito risco e vários conselheiros me falaram que se deslocam de madrugada para atender as ocorrências, então todos eles precisam do apoio da sociedade, do poder judiciário, do poder executivo e do legislativo para exercer um boa atividade”, disse.

No ato solene também estiveram presentes os vereadores, Zullias Amoury (DEM) e Eleny Araújo (PSC); o presidente do CMDCA, Lázaro Gomes; o secretário de Esportes e Juventude e Políticas sobre Drogas, Edilson Vieira; o tenente Eduardo Ferreira, que na oportunidade representou o comandante da 5ª CIPM, Fioravan Teixeira; a coordenadora do CRAS, Ana Célia Lima; a coordenadora do CREAS, Rosângela Rosa de Jesus e os alunos da Banda Municipal de Tocantinópolis.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.