Secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha
Secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha
Secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha

O Ministério Público Estadual (MPE) acionou o Tribunal de Justiça (TJ) para dar início à apuração de dois possíveis crimes de desobediência praticados pelo secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha. Ele teria descumprido duas decisões judiciais, expedidas nos anos de 2014 e 2015.

O primeiro caso, levado à Justiça pelo MPE, refere-se ao descumprimento de um mandado de segurança que determinou o fornecimento de suplementação nutricional especial a uma criança de três anos de idade, da cidade de Colinas do Tocantins. O segundo caso é sobre a omissão na prestação de informações requisitadas quanto a uma cirurgia, que deixou de ser realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP) por falta de material.

Os casos foram levados pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Clenan Renaut de Melo Pereira, ao Tribunal de Justiça devido ao fato de o secretário possuir foro privilegiado. O PGJ também requereu à autoridade policial que instaure Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apurar as duas omissões por parte de Bonilha.

No primeiro caso, a Secretaria Estadual de Saúde teria deixado de fornecer suplementação alimentar à criança, que sofre de paralisia cerebral e apresenta um quadro de risco nutricional, dependendo da dieta especial para sobreviver. No entanto, desde novembro de 2014 o Estado do Tocantins deixou de fornecer a fórmula prescrita à criança.

O Procurador-Geral de Justiça chegou a questionar Samuel Bonilha, via ofício, sobre o descumprimento do mandado de segurança. Como não houve resposta efetiva, o chefe do Ministério Público Estadual partiu para a esfera judicial.

O segundo caso refere-se à cirurgia de uma paciente de Araguaína, marcada para acontecer no HGP, mas que terminou não ocorrendo devido à falta de material. O titular da Sesau foi notificado a se manifestar perante a Justiça, para que informasse sobre um eventual reagendamento da cirurgia e sobre a possível aquisição dos materiais necessários à realização do procedimento. Apesar da notificação, Samuel Bonilha também deixou de apresentar as informações requisitadas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSenar abre inscrições para as capacitações do Projeto ABC Cerrado
Próximo artigoCuidados com o consumo de água são essenciais para controle de conta