Em uma cerimônia histórica e prestigiada por diversas autoridades do mundo do Direito e políticas-administrativas, a nova diretoria da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) foi empossada nesta quarta-feira, 27 de janeiro. Eleito presidente da OAB-TO em novembro do ano passado com 1.412 votos (55,66% dos votos válidos), Walter Ohofugi fez um apelo para a união da classe, anunciou que a nova diretoria será incansável na defesa das prerrogativas dos advogados e destacou a necessidade de implementar a campanha da OAB Nacional de forte combate ao Caixa 2 nas eleições municipais.

“(Vamos) Buscar a união da classe com uma OAB inclusiva, onde todos possam participar independente do perfilhamento no último pleito. Esse é um recado claro que gostaríamos de repassar a todos advogados e advogadas: as eleições mais acirradas da história da OAB Tocantins acabaram e agora somos todos mais ordem, afinal a OAB é para todos. Sintam-se incluídos sem distinção. Não existe mais vencedores e vencidos. Venceu a classe que marchará unida rumo ao protagonismo”, destacou Ohofugi, no seu discurso, ao fazer uma alusão às três chapas que, inicialmente, disputaram o pleito do ano passado – OAB Para Todos, Somos Mais Ordem e OAB Protagonista.

Cobranças

Ohofugi destacou que a OAB terá uma relação de respeito e harmônica com todos os poderes constituídos, mas ressaltando que jamais haverá omissão. Nesse momento, o presidente aproveitou para avisar o governador Marcelo Miranda que a OAB será incansável na busca pela melhoria do poso salarial dos advogados que trabalham no Poder Executivo. “Logicamente reconhecendo o momento crítico que o Estado atravessa, mas vamos propor esse diálogo em breve para conseguir a valorização que outras categorias já alcançaram”, ressaltou o presidente.

O novo presidente cobrou, também, “a criteriosa apuração do crime que ceifou” nesta semana o advogado Wanderson Lira, “guerreiro ativista na luta pelo respeito à diversidade sexual”.

Caixa 2

Ohofugi ressaltou que a nova diretoria será implacável no combate ao caixa 2 nas próximas eleições municipais. “Desde já conclamo os presidentes das subseções aqui presentes bem como a classe política que prestigia esse evento. Vamos colaborar para extirpar esse mal que afeta as gestões públicas”, destacou Ohofugi. O combate ao caixa 2 nas campanhas eleitorais é uma campanha da OAB Nacional, em parceria com a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). As OABs em todo o país vão ser responsáveis pela implementação da campanha.

Para Ohofugi, o financiamento ilícito ou imoral das campanhas eleitorais é o nascedouro dos mais diversos problemas de gestão.

“Como bem assentou nosso presidente Marcos Vinícius. Chega de campanhas ‘hollyudianas’, vamos prestigiar ideias e os bons exemplos, pois afinal quem paga a conta somos nós”, destacou.

Mulheres

Carregado de conteúdo e detalhes de como se dará a atuação da nova gestão da OAB, o discurso de Ohofugi também teve momentos de descontração, quando, por exemplo, o presidente levantou uma placa (em forma de pirulito gigante) dizendo que em hipótese alguma será candidato à reeleição, o que já é o cumprimento da primeira promessa de campanha.

Ohofugi ainda ressaltou o papel da mulher na nova gestão, já que mais da metade dos eleitos são do sexo feminino. “Alias, este protagonismo do gênero feminino já alcançamos nas eleições passadas, quando essa diretoria se formou com mais da metade dos componentes do Conselho Estadual sendo de mulheres. Um feito histórico e inédito no Brasil e, muito provavelmente, no Brasil”, frisou.

Cerimônia

A cerimônia foi repleta de homenagens e contou com um emocionante discurso de despedida Epitácio Brandão Lopes, que presidiu a OAB até o final de 2015. Ele desejou boas vindas a nova diretoria e fez uma prestação de contas detalhadas de todas as conquistas da sua gestão.

O evento contou com a presença do vice-presidente nacional ad OAB, Carlos Lamachia, do governador Marcelo Miranda, do presidente do Tribunal de Justiça Ronaldo Eurípides, do presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Marcello Terto e Silva, de várias autoridades do Judiciário Federal, do Trabalho, deputados federais, entre outros. Logo no início do evento, foi apresentado um vídeo do presidente nacional da OAB, Marcos Vinicius Coêlho, com uma mensagem de sucesso à nova diretoria e os agradecimentos à gestão de Epitácio Brandão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDefesa Civil emite alertas sobre aumento do volume de águas em Rios
Próximo artigoSinpol e sindicatos estaduais se unem na cobrança do repasse sindical